TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia

Dissertações: Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 2

1) A fibronectina é um componente da matriz que se liga às integrinas na superfície celular, na sua seqüência RGD. A integrina tem um domínio citoplasmático ligado ao centro de nucleação da actina. Esta interação actina –integrina-fibronectina , faz com que a célula influencie no arranjo espacial dos componentes moleculares da matriz. O que ocorreria com esta interrelação num paciente com DAL.

2) Um paciente foi diagnosticado com alterações no colágeno da pele. Ao expor o caso em sala um estudante de medicina justificou o problema como deficiência de vitamina C. Um colega, discordou, alegando que o quadro caracterizava a Síndrome de Ehles-Danlos.

Pergunta-se:

a) Você concordaria com primeiro diagnóstico (deficiência de vitamina C) ou apoiaria a teoria da Síndrome de Ehles-Danlos? Justifique a sua resposta:

3) Durante o processo de fertilização, espermatozóides penetram a camada de células foliculares da corona radiata e ligam-se à zona pelúcida. Nesta ligação, eles liberam proteases e hialuronidase de seu acrossomo, facilitando deslocamento até o ovócito. Pergunta-se:

a)Qual a relação entre a quebra do ácido hialurônico, o estado de fluidez da MEC e a facilidade de deslocamento?

4) Como você diferencia a epidermolise bolhosa de pênfigo bolhoso? O que se assemelha entre elas?

5) ) De que forma integrinas e selectinas (moléculas de adesão heterofílica célula-célula) contribuem para a migração de leucócitos até o local de combate aos patógenos na matriz?

6) Bactérias patogênicas se tornam bem sucedidas em causar infecção quando produzem hialuronidase e colagenase. Pergunta-se:

a) Considerando os substratos que são alvos da ação enzimática, de que forma a produção dessas enzimas potencializa a infecção?

7) Qual a função dos proteoglicanos?

8) Qual a finalidade do uso da desintegrina na célula tumoral? Como age essa proteína no tecido?

9) epitélio que compõem a pele, assim como todos os epitélios, repousam sobre uma delgada camada de matriz extracelular chamada de membrana basal. Um aluno afirmou que um dos componentes da membrana basal é o colágeno tipo I o mesmo que forma uma trama de sustentação de células em órgãos delicados como o baço. Você concorda com esta afirmativa ou o mandaria estudar um pouco mais? explique sua resposta:

10) Como são classificados os epitélios do ponto de vista descritivo?

11) Sobre que tipo de tecido repousam sempre os epitélios?

12) Há vasos sanguíneos nos epitélios?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com