TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia

Trabalho Escolar: Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  2.404 Visualizações

Página 1 de 2

01.Geertz define cultura como “teia de significados”. Explicite o pensamento do autor.

Essas teias, onde se misturam pontos abertos e fechados, novos e antigos, e linhas de todas as cores, são a cultura. É a partir desse véu da cultura, dessas lentes, que vemos então as coisas, os outros, e a nós mesmos.

02. O que você entende por etnocentrismo? Explique o “perigo” da reação ao etnocentrismo.

O etnocentrismo não é entretanto, exclusividade de nossa sociedade ocidental e moderna. É um fenômeno que se registra por toda a parte. O perigo é que todos nós sem exceção, pensamos que nossos costumes nativos e a religião em que crescemos são os melhores, e esse sentimento é universal.

03. Não existe cultura superior nem cultura inferior, o que existe são culturas diferentes. Explique essa afirmação tendo em vista a idéia de cultura como “teias de significados”

Cada cultura entretanto, teria seu par de lentes própria, ou no máximo um certo numero de lentes utilizáveis, um certo leque de possibilidade e ver o mundo.Essas teias, onde se misturam pontos abertos e fechados, novos e antigos e linhas de todas as cores, são a cultura.É a parte desse véu da cultura, dessas lentes que vemos então as coisas as coisas os outros, e a nós mesmos.

04. Por que se diz que a antropologia exige uma “transformação do olhar”? Explique.

A antropologia e capaz de prorpocionar, espelhada na comparação com o ‘’ outro’’, o distacionamento essencial para o desenvolvimento do olhar sensível.

05. “Tornar o estranho familiar e enxergar o mais familiar com espanto e estranhamento” Explique o sentido dessa frase na perspectiva antropológica.

O jogo dos espelhos é justamente esse, tornar o estranho familiar e enxergar o mais familiar com espanto e estranhamento. Assim, passamos observar mais atentamente tudo o que encontramos. Passamos, principalmente a reparar.

06. “Uma série de características humanas naturalizadas são, na verdade, culturalmente dadas”. Explique essa afirmação e cite exemplos que a justifique.

Ajustemos então essas lentes para mais longe, não deixando que que nos ceguem para outro e, principalmente, nostornem míopes para nós mesmos. É a partir do reconhecimento do outro que eu posso finalmente, entender quem sou.

07. Qual a importância do relativismo cultural para a sua área de formação.

Partir para o território do outro, dar espaço ao que não é familiar: esse é o primeiro passo para uma possível transformação do olhar, uma relativação de ponto de vista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com