TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia

Ensaio: Biologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Ensaio  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

A dengue continua sendo um problema de saúde pública para o Estado do Rio de Janeiro. Assim, conhecendo-se o causador da dengue e seu vetor, podemos usar como medidas profiláticas a:

Escolher uma resposta.

a. exterminação de ratos vetores do vírus causador dessa doença.

b. vacinação em massa da população contra a bactéria causadora dessa doença.

c. eliminação dos insetos vetores da bactéria causadora dessa doença.

d. distribuição de antibióticos contra a bactéria causadora dessa doença.

e. eliminação dos insetos vetores do vírus causador dessa doença.

Question 2

Notas: 1

Em qual nível ecológico um fazendeiro que pretenda determinar a taxa anual de aumento no número de cabeças de gado de sua criação, a fim de explorá-la de maneira sustentável, irá abordar esta questão?

Escolher uma resposta.

a. Comunidade.

b. Ecossistema.

c. Indivíduo.

d. População.

e. Célula.

Question 3

Notas: 1

O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Por outro lado, gera emprego e renda. Sobre essa questão, assinale a opção correta.

Escolher uma resposta.

a. A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino de lixo.

b. A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classe média alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.

c. O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão, Esse resultado decorre da conscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras.

d. O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.

e. O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.

Question 4

Notas: 1

As crescentes emissões de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), entre outros, têm causado sérios problemas ambientais, como, por exemplo, a intensificação do efeito estufa. Estima-se que, dos 6,7 bilhões de toneladas de carbono emitidas anualmente pelas atividades humanas, cerca de 3,3 bilhões acumulam-se na atmosfera, sendo os oceanos responsáveis pela absorção de 1,5 bilhão de toneladas, enquanto quase 2 bilhões de toneladas são seqüestradas pelas formações vegetais.

Assim, entre as ações que contribuem para a redução do CO2 da atmosfera, estão a preservação de matas nativas, a implantação de reflorestamentos e de sistemas agroflorestais e a recuperação de áreas de matas degradadas.

O papel da vegetação, no seqüestro de carbono da atmosfera, é

Escolher uma resposta.

a. fixar o CO2 da atmosfera por meio de bactérias decompositoras do solo e absorver o carbono livre por meio das raízes das plantas.

b. converter o CO2 da atmosfera em matéria orgânica, utilizando a energia da luz solar.

c. transferir o CO2 atmosférico para as moléculas de ATP, fonte de energia para o metabolismo vegetal.

d. diminuir a respiração celular dos vegetais devido à grande disponibilidade de O2 nas florestas tropicais.

e. reter o CO2 da atmosfera na forma de compostos inorgânicos, a partir de reações de oxidação em condições anaeróbicas.

Question 5

Notas: 1

Nos acidentes com derramamento de petróleo em grandes extensões no mar, alguns dos principais impactos negativos estão relacionados à formação de uma camada de óleo sobre a área atingida. Sobre tais acidentes, pode-se dizer que

Escolher uma resposta.

a. o óleo derramado não causa danos ao ambiente.

b. a camada de óleo impede a penetração de luz e, com isso, a realização de fotossíntese pelos animais, que são os principais organismos fotossintetizantes do sistema oceânico.

c. a camada de óleo atinge diretamente os peixes das regiões profundas, que é a principal fonte de produção primária para o ambiente marinho e configura-se como a base da cadeia trófica oceânica.

d. ao ser derramado, o óleo forma uma película superficial que não afeta tanto os organismos marinhos.

e. a camada de óleo na superfície impede a penetração de luz, inibindo o processo fotossintético das algas, além de intoxicar aves e peixes.

Question 6

Notas: 1

(...) De outro lado, o galardão de química ficou com os inventores de ferramentas para estudar proteínas, os verdadeiros atores do drama molecular da vida.

… verdade que a Fundação Nobel ainda fala no DNA como o diretor de cena a comandar a ação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com