TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquímica da saliva

Ensaio: Bioquímica da saliva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Ensaio  •  1.989 Palavras (8 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 8

1. Qual a importância do conhecimento sobre bioquímica da saliva para o cirurgião-dentista?

R= É de extrema importância que o cirurgião dentista tenha o conhecimento, pois a saliva é um liquido resultante de secreções da glândulas salivares que banha os tecidos da cavidade oral a saliva é muito importante para o meio bucal como também para o próprio organismo. Costuma se atribuir geralmente à saliva um papel de digestão e excretor a saliva contem a enzima amilase, capaz de hidrolisar o amido contido nos alimentos, transformando-o em dextrina maltose e glicose. Os componentes químicos da saliva, não obstante a mesma ser constituída por aproximadamente 99% de agua, são essenciais para o desempenho do papel fisiológico deste importante liquido. Através desses componentes a menores, a saliva provê uma cobertura orgânica às mucosas e dentes; promove a lubrificação dos aimentos, favorece a remineralização das superfícies dos dentes comprometidos por cárie e, também, ativa a acuidade gustativa. É principalmente devido ao conteúdo de bicarbonato que a saliva exerce seu poder de tamponamento isto é, a capacidade de manter o PH constante frente as contínuas variações químicas do meio bucal. Finalmente, é através de seus componentes químicos que a saliva protege os tecidos bucais de agentes microbianos, normalmente existente na cavidade bucal.

2. Bioquímica da saliva, película adquirida e remineralização do esmalte dental estão sendo abordados através das afirmativas a seguir. Acrescentar em cada parêntesis a letra V ou F quando você considerar que a afirmativa seja respectivamente, Verdadeira ou Falsa.

I. Qualquer alteração nos níveis de manutenção do pH bucal é prontamente neutralizada pelos sistemas de tamponamento salivares. ( V )

II. Uma vantagem da utilização do fluido salivar para diagnóstico em substituição ao sangue é o acesso fácil à boca, com coleta não invasiva.( V )

III. A absorção seletiva de proteínas salivares sobre a superfície dentária é comprovada por vários estudos, sendo as proteínas salivares as primeiras a serem absorvidas sobre a superfície do esmalte dentário. ( F )

IV. O mecanismo de remineralização torna-se facilitado pela ação da Película Adquirida na distribuição de componentes inorgânicos presentes no liquido bucal. ( V )

3. Qual a importância do conhecimento sobre PELÍCULA ADQUIRIDA para o cirurgião dentista?

R= Película adquirida é uma fina camada acelular que forma a base para adesão dos microrganismos que posteriormente desenvolvem a placa bacteriana. Tem papel importante na função de manchas brancas extrínsecas na superfície dentaria, e supõe se que de uma permeabilidade seletiva e participe no reparo e proteção da superfície do esmalte. Quando um corte de placa bacteriana é visto através de uma micrografia eletrônica de transmissão, uma fina camada acelular e levemente granular é vista entre as bactérias e a superfície do esmalte. Esta fina camada, a película que ocorrem na superfície dentaria, e que algumas vezes resultam na formação da lesão cariosa.

4. Considerar as ações relacionadas na SEGUNDA COLUNA com os respectivos agentes desencadeantes enumerados na PRIMEIRA COLUNA:

PRIMEIRA COLUNA

SEGUNDA COLUNA

1. atenuados pela película adquirida desencadeia alteração na secreção salivar ( )

2. lisozima abrasão e atrito do esmalte dental ( )

3. medicamento adsorção na superfície de apatita ( )

4. cálcio e fósforo provoca ação bactericida ( )

Analisando a segunda coluna de CIMA para BAIXO, apenas uma das alternativas seguintes representa a sequência correta que indica a exata relação entre as ações e os respectivos agentes desencadeantes.

a) 5 – 3 – 2 – 4 – 1 ; b) 3 – 1 – 5 – 2 – 4 ; c) 5 – 1 – 3 – 2 – 4 ;

d) 4 – 3 – 2 – 1 – 5 ; e) 1 – 2 – 3 – 4 – 5.

5. Qual a importância do conhecimento sobre biofilme dental para o cirurgião-dentista?

O biofilme é uma comunidade microbiana, em uma matriz composta por polímeros extracelulares, aderidos a superfície solida, conferindo as bactérias proteção contra agentes antimicrobianos por isso que o controle mecânico é tão importante, pois ele desorganiza o biofilme possibilitando a ação desses agentes antimicrobianos, tem como importante cicatrização o pós-tratamento periodontal. Diminuição da prevalência e incidência da doença periodontal e cárie. Nivela resultados longitudinais do tratamento periodontal cirúrgico e não cirúrgico.

6. ANALISE AS AFIRMATIVAS SEGUINTES E IDENTIFIQUE-AS COLOCANDO (V) OU (F) ENTRE PARÊNTESIS.

- Enquanto S. salivarius do biofilme dental produz um polímero da frutose, solúvel e facilmente degradável, S. mutans sintetiza mutana , um polissacarídeo extra celular altamente resistente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com