TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento capacidade de tamponamento da saliva

Por:   •  30/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  1.272 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Experimento capacidade de tamponamento da saliva

Alunas: Camila Ferreira, Elisangela Kautzmann, Geórgia Müller e Kelen Brum

Professora: Joyce da Silva Fernandes

Curso: Nutrição / Universidade Feevale

Resumo

A capacidade de tamponamento da saliva é a propriedade que mantém o seu pH constante a 6-7, fazendo com que haja a proteção da cavidade oral. Este experimento verificou a capacidade tampão salivar com os seguintes estímulos: suco de limão, leite, refrigerante e iogurte. Quatro indivíduos submeteram-se aos determinados procedimentos: ingestão de 4 goles do líquido, recolhimento da saliva e medição do pH logo após a ingestão, após 20 minutos da ingestão e após 40 minutos da ingestão. Concluiu-se que o pH da saliva modifica-se após a ingestão de todos os líquidos e que após 40 minutos de ingestão, ele retorna ao seu valor básico inicial.

Introdução

O comportamento bioquímico de muitos compostos importantes depende das suas propriedades ácidas- básicas. Os ácidos são definidos como doadores de prótons (íons de hidrogênio) e as bases, como aceptores de prótons1.

O pH é usado para indicar a concentração extra de um acido ou uma base. O pH indica a concentração do íon hidrogênio na solução. Um pH de 7 indica uma solução neutra. Valores de pH inferiores a 7 indicam uma solução ácida: valores de pH entre 5 e 7 indicam uma solução fracamente ácida; valores entre 2 e 5, uma acidez moderada e valores de pH compreendidos entre 0 e 2, uma solução fortemente ácida. Da mesma maneira valores de pH acima de 7 indicam uma solução básica: valores de pH entre 7 e 9 indicam uma solução fracamente básica; valores entre 9 e 12 uma solução de basicidade moderada e valores de pH compreendidos entre 12 e 14 uma solução fortemente básica2.

As sequências de reações em um organismo, só poderão ocorrer se o trânsito de íons em meio aquoso for estável, e para isso a composição e a osmolaridade deverão estar em um equilíbrio dinâmico. Para que esse equilíbrio seja mantido, é necessário o controle da concentração de hidrogênio pH a fim de que as reações não sejam perturbadas por variações ácido-básicas3.

Uma solução tampão é uma solução aquosa de um ácido e da sua base conjugada que não sofre variações significativas de pH quando se adicionam pequenas quantidades de ácidos ou bases. São, portanto soluções cujo pH ideal se encontra no centro da zona tampão do par conjugado ácido/base. Muitos processos biológicos dependem do estado de protonação de moléculas como as enzimas, sendo, portanto fundamental o controle rigoroso do pH do meio em que esses processos se desenrolam. Fluidos como o sangue e o citoplasma têm um pH definido, geralmente em torno de 7, e que não muda significativamente graças à presença de diversas substâncias dissolvidas que atuam como tampão4.

Os tampões salivares de maior importância são o sistema ácido carbônico/bicarbonato e o sistema fosfato. As proteínas salivares possuem alguma capacidade de tamponar, mas somente em pH muito baixo. A capacidade tampão corrige as mudanças de pH ocorridas com a formação de íons ácidos e básicos, por exemplo, pela fermentação dos açúcares5.

Material e Métodos

Esta pesquisa foi realizada na universidade Feevale por quatro alunas durante a aula prática da disciplina de Bioquímica Humana I sobre a capacidade de tamponamento da saliva. Para que o estudo fosse possível, além dos reagentes ácidos e básicos necessários, utilizou-se  quatro copos de Becker pequenos (um para cada aluna), copos descartáveis contendo as substâncias e um papel indicador de pH. Foram utilizadas quatro substâncias nessa pesquisa: suco de limão, leite, refrigerante e iogurte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com