TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPACIDADE DE TAMPONAMENTO DA SALIVA

Monografias: CAPACIDADE DE TAMPONAMENTO DA SALIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  1.786 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Identificar

O objetivo deste experimento é testar a capacidade de tamponamento da saliva antes e após a ingesta de determinados reagentes. As alterações do pH de cada individuo logo depois da ingestão, em 20 e em 40 minutos, bem como o pH do próprio reagente. Visando instigar os integrantes a discutir o assunto e associá-lo com a propensão a caries. Finalmente elaborar um relatório para comparação e interpretação dos resultados.

Para este teste foram divididos grupos de quatro e cinco pessoas, cada integrante ficou responsável pela ingesta de determinado reagente medindo seu pH salivar antes da ingesta, logo após a ingestão, 20 e 40 minutos após, também foi medido o pH do próprio reagente para determinar sua mudança em contato com a saliva. Todos os resultados foram registrados, comparados e discutidos.

INTRODUÇÃO

O termo pH é usado para descrever o grau de acidez ou alcalinidade (basicidade) de uma solução. A acidez ou a alcalinidade de uma solução é expressa em uma escala de pH que vai de 0 a 14. Essa escala de pH é baseada no número de hidrogênios livres (H+) em uma solução. Uma solução com valor 0 na escala de pH tem muitos H+ e poucos OH-. Uma solução com pH 14, em contraste, tem muitos OH- e poucos H+. (1)

A medida do ph é um dos procedimentos mais importantes e frequentemente utilizados em bioquímica, pois o pH determina muitas características importantes da estrutura e atividade das macromoléculas biológicas, como a atividade catalítica das enzimas (5)

Embora o pH dos vários fluidos corporais possa ser diferente, os limites normais de cada um são específicos e estreitos. Mesmo sabendo-se que ácidos e bases são continuamente ingeridos em forma de comidas e bebidas, os níveis de pH dos fluidos corporais permanecem relativamente constantes por causa dos sistemas de tamponamento do corpo. Os tampões são encontrados nos fluidos corporais. Eles previnem mudanças drásticas de pH e auxiliam na manutenção da homeostasia.

Os fluidos corporais devem manter um equilíbrio constante de ácidos e bases pelo fato de as reações bioquímicas que ocorrem em sistemas vivos serem extremamente sensíveis mesmo a pequenas alterações de acidez ou alcalinidade do meio. Exemplo: cárie e tártaro. (1)

fatores como o tipo de glicídios presentes, a consistência pegajosa ou aderente do alimento e o tempo que o alimento permanece na boca exercem grande influência na sua capacidade de provocar cáries. (6)

Uma mudança na concentração de qualquer componente de uma reação de equilíbrio requer uma mudança concomitante de todos os componentes. (3)

Uma solução tampão consiste de uma mistura de um acido fraco e sua base conjugada. As soluções-tampão tendem a resistir a mudanças de ph perante adições de pequenas quantidades de ácido ou de base fortes. (2)

Dentre os fluidos biológicos, a saliva também constitui uma solução tampão, com a função de neutralizar os ácidos presentes na boca, evitando o desenvolvimento de bactérias que formam a placa bacteriana. (4)

MATERIAL E MÉTODO

Reagentes:

Saliva

A - Suco de limão

B - Leite

C - Refrigerante

D - Iogurte

Papel indicador de pH

1- Fazer a medição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com