TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biotecnologia Celular

Trabalho Escolar: Biotecnologia Celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

Biotecnologia - Biossegurança

A Biossegurança é surgiu no século XX, voltada para o controle e minimização de riscos advindos da prática de diferentes tecnologias, seja em laboratório ou quando aplicadas ao meio ambiente. A Biossegurança é regulada em vários países por um conjunto de leis, procedimentos ou diretrizes específicas.

No Brasil, a Lei 8974 de Janeiro de 1995 - Lei de Biossegurança estabelece as diretrizes para o controle das atividades e produtos originados pela tecnologia do DNA recombinante.

A legislação de Biossegurança engloba apenas a tecnologia de Engenharia Genética — que é a tecnologia do DNA ou RNA recombinante — estabelecendo os requisitos para o manejo de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), para permitir o desenvolvimento sustentado da Biotecnologia moderna.

O órgão brasileiro responsável pelo controle das tecnologias de OGMs é a CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança).

A CTNBio é responsável pelas emissões de pareceres técnicos sobre qualquer liberação de OGMs no meio ambiente e pelo acompanhamento, desenvolvimento e o progresso técnico e científico na Biossegurança e áreas afins, com o objetivo de promover uma segurança aos consumidores e à população em geral, com permanente cuidado e proteção ambiental.

Biotecnologia - Biossensores

ícone saiba mais com conteúdo sobre aplicações biotecnológicas em diversas áreas

Biobulb - "lâmpada de bactérias" Um biossensor é um dispositivo no qual se incorpora uma substância (ex.: uma enzima, um anticorpo, uma proteína, DNA, etc.) para poder medir de modo seletivo determinadas substâncias.

Este dispositivo é capaz de interpretar as mudanças químicas produzidas em presença do composto biológico, originando um sinal eletrônico capaz de ser interpretado em poucos minutos. Uma vantagem dos biosensores é que copiam os sistemas biológicos: eles não medem a substância A, mas sim medem toda substância que possa produzir um determinado efeito X. O conceito é o monitoramento do efeito, e não o da substância química.

As aplicações desta nova tecnologia encontram-se nas áreas de saúde, de alimentos e no controle do meio ambiente.

O exemplo mais conhecido e bem-sucedido de um biosensor é a medida da glicose no sangue de pacientes diabéticos.

Trata-se de um dispositivo menor do que um telefone celular, cujo elemento de reconhecimento é a enzima glicose oxidase. O paciente coloca uma gota de seu sangue sobre as tiras descartáveis e, em poucos segundos, a leitura é feita e reconhece qual é a glicemia do paciente.

Biotecnologia - Células-tronco

ícone saiba mais com conteúdo sobre aplicações biotecnológicas em diversas áreas

Novas Tecnologias

na Genética Humana:

Avanços e Impactos

para a Saúde

As células-tronco são células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com