TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSUMO E COMERCIALIZAÇÃO DE PESCADO NOMUNICIPIO DE LARANJAL DO JARI, AMAPÁ, BRASIL.

Exames: CONSUMO E COMERCIALIZAÇÃO DE PESCADO NOMUNICIPIO DE LARANJAL DO JARI, AMAPÁ, BRASIL.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  463 Visualizações

O comércio de peixes é um setor que merece cuidado todo especial, haja vista à variação das espécies que se encontram neste tipo de local, muitas vezes inadequado para a comercialização do produto. Dentro deste contexto objetivou-se através do presente artigo descrever a colônia de pescadores denominada Z-10 e analisar como é feito a comercialização do pescado na feira do peixe no município de Laranjal do Jari-AP, bem como a fiscalização pelos órgãos públicos competentes. A coleta de dados foi feita na feira livre do peixe que está localizada na Rua Beira Rio, a margem esquerda do Rio Jari, e também com vendedores ambulantes que desenvolvem seu trabalho ao longo da Avenida Tancredo Neves.Foram realizados questionários com perguntas abertas, registros fotográficos, conversa informal com pescadores de vilas ribeirinhas Iratapuru, Padaria bem como pesquisa bibliográfica pertinente. Observou-se que apesar do Rio Jari ser um afluente do rio Amazonas e com um diversificado número de espécies, a maioria do peixe comercializado no município éoriundos de outras localidades, sendo os mesmos conservados durante vários dias em freezers, geleiras e cubas com gelo.

Portanto, o comércio de pescado em Laranjal do Jarí necessita de mais investimentos que possam agregar valor ao produto, como também, a implantação de ações voltadas ao desenvolvimento do setor, para a obtenção de uma melhor qualidade de vida e de trabalho para os pescadores e comerciantes do pescado.

Palavras chaves: Comercio de pescado, colônia de pescadores, vendedores ambulantes.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com