TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método de consumo no Brasil

Tese: Método de consumo no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Tese  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 3

Leia o texto abaixo. A seguir, responda a questão.

“A maneira como o consumo é visto no Brasil explica um bocado de coisas.

(2) Muita gente no Brasil vê o consumismo como um gesto um pouco nobre. Atribuem-se à sua lógica coisas como depauperação dos valores e acirramento de desigualdades sociais. Essa postura está refletida já no nosso léxico. O verbo ‘consumir’, segundoAurélio, significa ‘1. gastar ou corroer até a destruição; devorar, destruir, extinguir [...] 2. gastar, aniquilar, anular [...] 3. enfraquecer, abater [...] 4. desgostar, afligir, mortificar [...] 5. fazer esquecer, apagar[...] 6. gastar, esgotar [...]’. Os sentidos são negativos; as conotações, pejorativas. Não há uma única referencia à idéia de comprar ou adquirir. Muito menos uma associação com o ato de satisfazer uma necessidade ou saciar um desejo. Um marciano de boa índole, que tivesse chegado à Terra pelo Brasil e estivesse estudando a humanidade munido da língua portuguesa, certamente anotaria na agenda que ‘consumir’ é uma das coisas ruins que se fazem por aqui (...). Mas então, por que, enfim, tantas reservas em relação ao consumo?

(15) O primeiro foco de explicação para essa antipatia reside no fato de que a nossa economia fechada sempre encurralou os consumidores no país. A falta de um leque efetivo de opções de compra tem deixado os consumidores à mercê dos produtores no Brasil. Não por acaso, os apologistas do consumo entre nós têm sido basicamente aqueles que podem exercer seu inchado poder de compra sem tomar conhecimento das fronteiras nacionais. O resto da população, mantida em situação vulnerável, ignora os benefícios de uma economia baseada no consumo. Mais do que isso, o entrincheiramento de consumidores no mercado doméstico fez, ao longo dos anos, com que a própria imagem do cliente se deturpasse no país. No capitalismo avançado, a oferta corre atrás da demanda – o vendedor lisonjeia o comprador, trata-o bem, estende à sua frente o tapete vermelho.

(25) No Brasil, ao contrário, os clientes servem às empresas docilmente. É como se o capital no país, ao produzir e vender, fizesse um favor aos consumidores. Quem tem chiliques para ter seus caprichos, desejos e necessidades atendidos por aqui são os produtores, e não os clientes – um disparate (...)

(29) Só se pode falar efetivamente em sociedade de consumo se a competição entre os produtores for aberta, aguda e justa. Essa é a alavanca que coloca o consumidor no camarote, no centro e acima da arena econômica.

Silva, Adriano – Revista Exame, adaptado

Com relação às definições do verbo “consumir”, o autor pretende:

A) Demonstrar o cuidado que se deve ter quando do uso inadequado de certas palavras;

B) Enfatizar a idéia de que o consumo excessivo pode ser prejudicial à sociedade;

C) Esclarecer algumas dúvidas que o leitor tem a respeito do significado do termo;

D) Mostrar a incoerência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com