TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRAÇAO MUSCULAR

Por:   •  29/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Biofísica

Aula-tema 05: Biofísica Muscular

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2016

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Biofísica

Aula-tema 05: Biofísica Muscular

Atividade de Autodesenvolvimento

  1. Defina e diferencie contração isométrica e isotônica.

Contração isométrica: é aquela contração onde não produz nenhum tipo de movimento muscular no corpo, o músculo permanece estático mesmo gerando força para tentar se encurtar, um é exemplo, quando segura-se um objeto pesado em uma das mãos com o cotovelo flexionado em 90º, haverá uma contração isométrica do bíceps, esta força que é gerada é menor provocada pela resistência da gravidade e o peso do objeto.

Contração Isotônica: está ja é diferente da isometrica que não provoca movimento, isso ocorre através de uma estimulação onde o músculo se contrai assim ira gerar uma força maior que a gravidade e a resistência.

A contração isotônica se divide em dois tipos, a concêntrica o muscúlo encurta-se gerando movimento articular à medida que a tensão aumenta, um exemplo disso é, ao elevar um haltere da posição do cotovelo estendido para a posição fletida, ocorre uma contração concêntrica. E a contração excêntrica ocorre quando as fibras trabalham para desacelerar os movimentos, pois a resistência externa ultrapassa a força muscular gerada, assim o músculo se alonga, por exemplo, o haltere é abaixado lentamente contra a força da gravidade, gerando a contração excêntrica no músculo do bíceps.

Os exercícios isotônicos desenvolvem volume, força, potência e resistência, já os isométricos aumentam o tônus e fora muscular.










  1. Como a velocidade de uma contração isotônica varia de acordo com a carga?

É geralmente um impulso nervoso que se propaga pela membrana das fibras musculares, assim atingindo o retículo sarcoplasmático (um conjunto de bolsas membranosas citoplasmáticas onde há cálcio armazenado), que libera íons de cálcio no citoplasma.

 Ao entrar em contato com as miofibrilas, o cálcio desbloqueia os sítios de ligação de actina, permitindo que se ligue a miosina, iniciando a contração muscular. 

 È importante salientar, que a carga real imposta ao músculo varia pela amplitude de movimento sendo diferente em todo o arco de movimento. Embora o peso seja constante, o torque motor desenvolvido pelo músculo não é igual devido às mudanças no comprimento-tensão e força-ângulo.
A força muscular endurece (resistência) podem ser muito aprimoradas com programas de exercícios corretamente planejados para cada necessidade proposta cuja resistência é representada por pesos, sendo ele mais leve para iniciante com uma velocidade um pouco maior para ganho de resistência.
 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com