TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUIDADORES DE IDOSOS

Monografias: CUIDADORES DE IDOSOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2014  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DAS DIFICULDADES DOS CUIDADORES DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

Autores: MARQUES, A.P.F; MARTINS, D.A; OLIVEIRA, R.R; SOUZA, R.V; SILVEIRA, R.P.G

INTRODUÇÃO

No Brasil o número de idosos têm aumentado nos últimos anos devido ao aumento da expectativa de vida e acesso aos serviços de saúde que possibilitaram uma melhoria da qualidade de vida. Paralelo a isso houve um aumento do número de profissionais que atuam como cuidadores de idosos. No entanto, há diversos fatores que dificultam o trabalho destes profissionais.

Dentre os desafios a serem vencidos frente às mudanças do perfil demográfico de uma população está a provisão de cuidados de qualidade para idosos com diferentes condições funcionais, econômicas e sociais (VIEIRA, 2003).

Estes profissionais, qualificados a atuar na provisão de cuidados com qualidade, têm um importante papel em auxiliar os idosos nas adaptações físicas e emocionais necessárias para o autocuidado.

De acordo com Caldas (2003) existem poucos estudos no Brasil sobre as demandas e dificuldades do cuidador do idoso. Diante disso o presente estudo se justifica pela necessidade de expor as dificuldades dos cuidadores para assim desvelar a maneira com que se pode lidar com tais dificuldades e saná-las.

OBJETIVO GERAL

Analisar as dificuldades dos cuidadores de idosos de um asilo em Montes Claros.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O envelhecimento populacional é uma das características deste século e traz consigo novas demandas sociais, políticas e econômicas (MELLO et. al, 2008). Com o aumento da população idosa houve também o aumento do número de cuidadores para esta população.

Cuidadores de idosos são pessoas que assumem a responsabilidade e a tarefa de cuidar de um idoso, dar suporte ou assisti-lo em alguma necessidade. A experiência de cuidar de um idoso dependente tem sido considerada pelos cuidadores uma tarefa difícil, exaustiva, estressante, que exige responsabilidade, dedicação, coragem e paciência. (NARDI et. al, 2012)

De acordo com estudo de Bicalho e Lacerda (2008) muitas vezes o cuidador apresenta dificuldades e despreparo ao desenvolver o cuidado, podendo acarretar problemas físicos, psíquicos e sociais no seu dia a dia. Situação esta que reflete negativamente no seu bem estar comprometendo sua saúde em benefício do outro.

Segundo Nardi et. al. (2012) as dificuldades encontradas pelos cuidadores estão relacionadas ao esforço físico, transporte dos idosos, sobrecarga de trabalho, falta de recursos adequados ao desempenho funcional, tornando-se importante conhecer as estratégias de apoio que poderão ser utilizadas para minimizar ou eliminar essas dificuldades.

METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa de campo quantitativa que será realizada em um Asilo de Montes Claros. Para a coleta dos dados será solicitado autorização da Direção do Asilo através de um termo de concordância.

Serão abordados os cuidadores dos idosos que estiverem atuando no asilo há mais de 90 dias e que aceitarem participar da pesquisa através de um consentimento formal. Destaca-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com