TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Idoso e Cuidador

Por:   •  25/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.733 Palavras (7 Páginas)  •  1.146 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

        [pic 13]


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO                3

2. SITUAÇÃO PROBLEMA                3

2. 1 – HIPÓTESES                3

3. – OBJETIVOS....                   4

3.1 – OBJETIVO GERAL                4

3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS                4

4 – JUSTIFICATIVA                4

        

5 – METODOLOGIA                4

6 – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA                5

7 – CRONOGRAMA                6

8 – ORÇAMENTO                6

9 – RESULTADOS ESPERADOS                6

10 - REFERÊNCIAS                8


Projeto de Pesquisa

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho traz o tema cuidador de idosos, com recorte específico na análise de mudanças que envolvem a família cuidadora , a percepção do cuidador neste processo bem como as perspectivas que os mesmos visualizam. Esta pesquisa pretende tratar das dificuldades que surgem na vida dos familiares que cuidam de um idoso, sendo importante destacar as condições de dependência que este idoso necessita nas diferentes situações relacionadas a saúde física, emocional e financeira.

O presente estudo tem como objetivo de conhecer, as demandas que surgem na vida de um familiar, após se tornar um cuidador de idoso. Como conciliar sua vida social, e agora como cuidador, onde o idoso necessita de inteira atenção e cuidados, e como este familiar busca atender as necessidades deste idoso na suas fragilidades. Será feito uma pesquisa com familiares cuidadores, para podermos entender os impactos que ocorrem na vida de familiares que se ver na condição de se tornar um cuidador de idoso.

  1. SITUAÇÃO PROBLEMA

Quais os desafios que surgem na vida do familiar, após tornar-se cuidador de idoso?

                   2.1 – HIPÓTESES

 - É importante justificar que independente das condições sociais e econômicas da família, os cuidados necessários para com o idoso trará novas despesas financeiras no orçamento familiar,

- Possivelmente essa família terá que  reorganizar toda a rotina de vida para obter sucesso na missão de cuidar do idoso;
- Acredita-se que o cuidador espera um quadro de melhora nas condições de saúde desse idoso;


            3 – OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Compreender o que muda na vida desta família , como seus componentes percebem este processo,  e quais as perspectivas que eles visualizam .

                 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Descrever a expectativa do cuidador diante da situação em que ele se encontra;
- Compreender quais os impactos estruturais do cuidador que obrigam a modificar ou adaptar sua rotina diária;
- Relacionar as dificuldades sociais e econômicas na vida do cuidador familiar;
- Presume-se que o cuidador espera um quadro de melhora nas condições de saúde desse idoso;

4 - JUSTIFICATIVA

O tema é de relevância social, por ser um tema atual e cada vez mais necessário a sua discussão. Várias profissões como, medicina, enfermagem, psicologia, educação física, e o serviço social, entre outras, estão voltando os olhos para essa área. Cada vez mais, as pessoas vivem por mais tempo e necessitam de cuidados e políticas específicas e especiais. O presente trabalho apresenta um recorte temático sobre o cuidador de idoso, o familiar que vai dar os cuidados necessários à pessoa idosa sob sua responsabilidade.

Cuidar é necessariamente, dar a devida atenção quando este se encontra fragilizado e necessita do auxilio de uma outra pessoa. Uma das grandes dificuldades encontradas e vivenciadas são as questões de saúde física e mental dos idosos, que envolve diretamente a família. O cuidador tem que mudar toda sua rotina, para se adaptar a estrutura familiar nas condições sociais e econômicas.

                  5 – METODOLOGIA

A metodologia a ser utilizada, nesta pesquisa será estudos explicativos que buscam o conhecimento sobre: o cuidador de idosos que são destinados as maiores responsabilidades. Entende-se por pesquisa explicativa, segundo Gil (2009, p. 28 ),”são pesquisas que tem como preocupação central, identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos.

A pesquisa terá caráter bibliográfico que buscará os maiores conhecimentos sobre as questões que envolvem os membros da família, e incluiu o cuidador, na vida do idoso.

A coleta de dados será feita através de um questionário utilizando perguntas, abordando questionamentos sobre o cuidador de idosos.

Será desenvolvida a pesquisa de campo, que mostrará os problemas socioeconômicos enfrentados por estes cuidadores : Segundo Gil ( 2009, p. 55 ).” As pesquisas deste tipo se caracterizam pela integração direta das pessoas, cujo comportamento se deseja conhecer.”

Será um estudo qualitativo pois pretende-se conhecer as mudanças que ocorrem na vida da família após se tornar cuidador.

6 – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Devido as perspectivas do modelo econômico vigente, as pessoas possuem maiores ocupações de trabalho no qual se dispõem de menos tempo para cuidar do idoso. Com grande responsabilidade destinada a estes cuidadores familiares apresentam, alguns sintomas depressivos, ansiedades, estress.


Segundo Cohen e Eisdorfer :


" A motivação pra cuidar de alguém está comparada em quatro razões: amor, sentimento este que não requer explicação cientifica; gratidão, na qual se considera experiências passadas e tudo o que foi anteriormente que foi oferecido pelo indivíduo agora necessitado,
moralidade seguindo basicamente as expectativas de uma sociedade e por fim uma vontade própria em prover cuidados a alguém. "

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (240.8 Kb)   docx (43.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com