TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE MEDICINA DISCIPLINA GENÉTICA

Por:   •  24/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

UNIDADE ACADÊMICA DE PASSOS

CURSO DE MEDICINA

DISCIPLINA GENÉTICA

Relatório da Aula Prática:

Genética do sistema ABO e fator Rh

Data da aula: ____ / ____ / ________

Alunos:

Profa. Dra. Amanda Freire de Assis Riccardi

PASSOS

2019

  1. INTRODUÇÃO

O sistema ABO de grupos sanguíneos foi descoberto pelo cientista e médico austríaco Karl Landsteiner em 1901. A pesquisa do austríaco foi o passo inicial para transfusões sanguíneas mais seguras, revelando que as pessoas com o mesmo tipo sanguíneo ou com sangue compatível, podem receber transfusões umas das outras. Graças à sua descoberta, a qual elevou o sistema ABO à categoria de mais importante grupo sanguíneo na medicina transfusional, Landsteiner recebeu o prêmio Nobel de Medicina em 1930.

Mais tarde, com o avanço do conhecimento científico, foi possível classificar o sistema ABO como um caso de alelos múltiplos. Isto é, a espécie humana pode apresentar quatro tipos de sanguíneos para o fenótipo ABO, devido a alelos diferentes entre si: A, B, AB e O. O locus gênico de tais características está localizado no braço longo do cromossomo 9 e, como diferem entre si para cada tipo sanguíneo, constitui uma conjuntura de polimorfismo.

Essa explicação é melhor entendida pelo estudo segmento gênico localizado em 9q34.2. Esse locus gênico específico, resulta no chamado Sistema ABO comandando a tradução de proteínas diversas. O gene ABO codifica as glicosiltransferases responsáveis pela transferência dos resíduos específicos de açúcar, GalNaca1-3 e Gala 1-3, ao substrato H e os convertem ao antígeno A ou B respectivamente. Essas glicoproteínas, chamadas aglutinogênios, responsáveis pelo fenótipo sanguíneo do indivíduo, estão localizadas principalmente na membrana dos eritrócitos. No entanto, também podem ser encontradas em outras células como linfócitos, plaquetas, endotélio capilar de veias e artérias, células sinusoidais do baço, medula óssea, mucosa gástrica, além de secreções e fluidos como leite, urina e saliva.

Além disso, no plasma sanguíneo, estão localizados anticorpos específicos denominados aglutininas. Sua função é combater o aglutinogênio estranho ao organismo do indivíduo. Aquele cujo tipo sanguíneo é B, por exemplo, possui em seu plasma a aglutinina anti-A. Tais informações permitem compreender o processo de coagulação detectado nos experimentos de Landsteiner.

Há dois tipos de aglutinogênio (A e B) e dois tipos de aglutinina (anti- A e anti- B). Assim, indivíduos que pertencem ao grupo A, têm na composição de suas hemácias aglutinogênio A e no plasma a aglutinina anti-B. Os pertencentes ao grupo B possuem por sua vez, aglutinogênio B e aglutinina anti-A. Já o grupo AB apresenta aglutinogênios A e B e não contém aglutininas. Por fim, o grupo O não possui aglutinogênios mas apresenta tanto aglutininas anti-A quanto anti-B. Logo, seria impossível o grupo A doar sangue para o grupo B, uma vez que o aglutinogênio A ao reagir com as aglutininas anti-A presentes no sangue B sofreria rápida aglutinação. O mesmo aconteceria caso pessoas do grupo B tentassem doar sangue para o grupo A. Como o grupo O tem aglutininas anti-A e anti-B, só seria possível receber sangue desse mesmo grupo. Contudo, o mesmo consegue doar sangue para todos os demais por não possuir na constituição de suas hemácias aglutinogênios e são nomeados doadores universais. O grupo AB é considerado receptor universal, visto que não dispõe de aglutininas no plasma.

Para que se determine a tipagem sanguínea de um indivíduo, deve-se levar em conta outra variante, o chamado Fator Rh, assim denominado por ter sido identificado pela primeira vez em pesquisas com o macaco Rhesus. Além dos aglutinogênios, as hemácias podem conter em suas membranas um antígeno que confere ao indivíduo o fenótipo de Rh+. Quando suas hemácias não contém tal antígeno, o indivíduo é classificado como Rh-.

  1. OBJETIVOS

Identificar os indivíduos com relação aos grupos sanguíneos ABO e Rh.

  1. MATERIAL E MÉTODOS

  1. Materiais
  • Lancetas descartáveis;
  • Lâminas de microscopia;
  • Anticorpos (anti-soro): Anti-A, Anti-B e Anti-Rh (Anti-D);
  • Ponteiras de micropipetas;
  • Álcool 70%;
  • Algodão
  1. Procedimentos:

Descrever em texto os procedimentos, utilizando o tempo verbal no passado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (126.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com