TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Campylobacter и SP SP Vibrio

Pesquisas Acadêmicas: Campylobacter и SP SP Vibrio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 6

AESPI- Associação de Ensino Superior do Piauí

Camylla Martins

Elane Cavalcante

Francisca Samara de Brito

Haidê Iansen

Heli Portela

Roseane Lima Verde

CAMPYLOBACTER SP E VIBRIO SP

Teresina

Abril de 2013

AESPI- Associação de Ensino Superior do Piauí

Camylla Martins

Elane Cavalcante

Francisca Samara de Brito

Haidê Iansen

Heli Portela

Roseane Lima Verde

CAMPYLOBACTER SP E VIBRIO SP

Trabalho apresentado à disciplina de

Microbiologia Clínica, como requisito

para avaliação mensal.

Prof.(a): Roberta Canuto

Teresina

Abril de 2013

INTRODUÇÃO

Os gêneros Vibrio e Campylobacter formam o segundo principal grupo de bacilos Gram- negativos, anaeróbios facultativos (isto é, que crescem em condições aeróbias e anaeróbias) e fermentadores, estes microrganismos distinguem-se das Enterobacteriaceae por apresentarem reação oxidase positiva e pela presença de flagelos polares.

DESENVOLVIMENTO

Vibrio sp

Estes são bastonetes Gram-negativos. Eles têm a forma de vírgula, são anaeróbicos facultativos e são positivos para a oxidase. O vibrio mais importante, o Vibrio cholerae (figura 1) é o agente causador da cólera. Ele tem necessidades nutricionais simples cresce rapidamente quando cultivado. V. cholerae é encontrado nas fezes de um indivíduo infectado e termina nos suprimentos de água se não houver tratamento sanitário. O organismo é então transmitido pela injestão de água contaminada. O organismo sobrevive em água fresca e, como outros vibrios, em água salgada. Alimentos, após contaminação por água, é outro meio de transmissão. Portanto, é primariamente uma doença de terceiro mundo. Nos Estados Unidos, é observada ocasionalmente em viajantes internacionais, embora seja às vezes encontrada após ingestão de frutos do mar. Uma vez no intestino, o organismo adere ao epitélio do intestino sem penetração. A adesão a microvilosidades é importante para a patogenia. A toxina da cólera é então secretada.

O colerageno (toxina da cólera) é codificado cromossomicamente e contém dois tipos de subunidades (A e B). A subunidade B se liga a gangliosídios em superfície de células epiteliais permitindo internalização da subunidade A. As subunidades B proporciona um canal hidrofóbico através do qual A penetra. A subunidade A cataliza a ribosilação por ADP e um complexo regulador que por sua vez ativa a adenilato ciclase presente na membrana celular do epitélio intestinal. A superprodução do AMP cíclico por sua vez estimula secreção massiva de íons e água no lúmen. O resultado é desidratação e morte da pessoa infectada (se não tratada). Assim, a reposição de líquido é o principal componente do tratamento. Terapia por antibióticos (incluindo tetraciclina) é usada adicionalmente. Vacinação é eficiente apenas parcialmente e não é em geral recomendada. É mais comumente usada por viajantes internacionais.

Vibrio parahemolyticus é normalmente transmitida pela ingestão de frutos do mar mal cozidos e porisso não é comumente vista nos Estados Unidos. O organismo cresce melhor e altas concentrações de sal. Uma diarréia não sanguinolenta é observada mas não é tão severa como a da cólera, bacilo halofílico, anaeróbico facultativo que provoca intoxicação alimentar conhecida como gastrenterite bacteriana associada a pescados. Normalmente transmitidas pela injestão de frutos do mar crus, como ostras. Menos frequentemente, este organismo pode causar infecção na pele quando existe uma ferida aberta exposta a água do mar.

Campylobacter sp

O gênero Campylobacter (do grego: Kampulos, encurvado; bacter,bactéria) pertence à família Campylobacteraceae, classe Proteobacteria e a divisão Gracillicutes (FERNANDEZ apud TRABULSI, 2005,p.347).

Caracterizam-se por serem constituídos de bacilos Gram negativos curvos com morfologia típica de bastonetes curvos, em forma de “S” ou de vírgulas, espiralados, que quando aos pares adquirem aspecto de “asa de águia”, culturas mais velhas ou sob condições de cultivo adversos adquirem a forma cocóide ou corpos esféricos, associadas com bactérias viáveis, mas não cultiváveis, o que representa um estágio degenerativo de seu ciclo de vida, sem, contudo, levar à perda de seu poder infectante (FORSYTHE, 2002;Snelling; MATSUDA; MOORE;DOOLEY, 2005)

Campylobacter sp é um bacilo gram negativo, pertencente à família Campylobacteraceae. As três espécies do gênero Campylobacter sp, Campylobacter jejuni, Campylobacter coli e Campylobacter larie apresentam um grupo de bactérias denominadas termófilas. As temperaturas ideais para se desenvolver são na faixa 42-43º C, por ser um microaerófilo restrito, necessita de baixas concentrações de oxigênio e elevada concentração de dióxido de carbono. Os casos de Campylobacter sp.em muitos países são maior do que surtos por Salmonella sp.

Os Campylobacter mais comuns que provocam doença humana são os C. jejuni. Estes organismos infectam o trato intestinal de algumas espécies animais (incluindo bovinos e ovinos) e é uma causa importante de abortamentos. O organismo é invasivo, mas geralmente menos do que a Shigella. Mal estar, febre e dor abdominal são outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com