TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cancer De Mama

Dissertações: Cancer De Mama. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O câncer de mama e causado em mulheres e homens.

Tabagismo, álcool, genética, em mulheres reposição hormonal, gravidez tardia, são algumas das suas características.

O tipo de câncer de mama in-situ esta no inicio e não há risco de metástase, o invasivo representa cerca de 65% a 85% que já ocorre metástase, o lobular originam-se dos lobus mamários.

Carcinoma inflamatório chamado triplo negativo, agressivo começam nas glândulas mamarias.

Doença de Piaget acomete auréolas ou mamilos representa 0,5 a 4,3 de todos os cânceres de mama.

Os malignos podem aparecer caroço nódulos indolores, existem os macios e arredondados que já precisam ser examinados por um medico.

O exame pode ser realizado por mamografia, ou biopsia.

O seu tratamento e por radioterapia quimioterapia, hormonioterapia.

Quadrantectomia a retirada parcial da mama, mastectomia a retirada total da mama.

O controle de peso, atividade física, mudança de hábitos contribuem para sua prevenção.

O autoexame deve ser feito todos os meses no 7º ou 8º dia após o inicio da menstruacão.

Mulheres entre 20 e 40 anos acima deve realizar o exame anualmente.

Homens já pelo seu fator genético, e mulheres também jovens pelo seu fator genético também deve realizar o exame.

Câncer de Mama

O que é e como o câncer de mama é causado:

O câncer de mama é causado por alterações genéticas, estas alterações podem ser estimuladas por fatores ambientais como: tabagismo, uso de hormônios (TRH – terapia de reposição hormonal), inicio da menstruarão em idade muito jovem, menopausa em idade mais tardia, menor numero de gravidez e gravidez em idade cada vez mais tardia, excesso de peso e ingestão de bebida alcoólica ou também por fatores genéticos.

Tipos de câncer de mama:

Carcinoma ducta in situ:é o tipo mais comum de câncer de mama não invasivo. Ele afeta os ductos da mama, que são os canais que conduzem leite. O câncer de mama in situ não invade outros tecidos nem se espalha pela corrente sanguínea, mas pode ser multifocal, ou seja, pode haver vários focos dessa neoplasia na mesma mama. Caracterizasse pela presença de um ou mais receptores hormonais na superfície das células.

Carcinoma ductal invasivo:ele também acomete os ductos da mama, e se caracteriza por um tumor que pode invadir os tecidos que os circundam. O câncer de mama do tipo ductal invasivo representa de 65 a 85% dos cânceres de mama invasivos. Esse carcinoma pode crescer localmente ou se espalhar para outros órgãos por meio de veias e vasos linfáticos. Caracteriza-se pela presença de um ou mais receptores hormonais na superfície das células.

Carcinoma lobular in situ: ele se origina nas células dos lobos mamários e não tem a capacidade de invasão dos tecidos adjacentes. É um tipo de câncer de mama que frequentemente é multifocal. O carcinoma lobular in situ representa de 2 a 6% dos casos de câncer de mama.

Carcinoma lobular invasivo: ele também nasce dos lobos mamários e é o segundo tipo mais comum de câncer de mama. O carcinoma lobular invasivo pode invadir outros tecidos e crescer localmente ou se espalhar. Geralmente apresenta receptores de estrógeno e progesterona na superfície das células, mas raramente a proteína HER-2.

Carcinoma inflamatório: raramente apresenta receptores hormonais, podendo ser chamado de triplo negativo. Ele é a forma mais agressiva de câncer de mama – e também a mais rara. O carcinoma inflamatório se apresenta como uma inflamação na mama e frequentemente tem uma grande extensão. O câncer de mama do tipo inflamatório também começa nas glândulas que produzem leite. As chances dele se espalhar por outras partes do corpo e produzir metástases são grandes.

Doença de Paget: é um tipo de câncer de mama que acomete a aréola ou mamilos, podendo afetar os dois ao mesmo tempo. Ele representa de 0,5 a 4,3% de todos os casos de carcinoma mamário, sendo portando uma forma mais rara. Ele é caracterizado por alterações na pele do mamilo, como crostas e inflamações – no entanto, também pode ser assintomático. Existem duas teorias para explicar a origem da doença de Paget da mama: as células tumorais podem crescer nos ductos mamários e progredir em direção à epiderme do mamilo, ou então as células tumorais se desenvolvem já na porção terminal dos ductos, na junção com a epiderme.

Sintomas do câncer de mama:

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Portanto, é importante ir ao médico.

Outros sinais de câncer de mama incluem:

• Inchaço em parte do seio.

• Irritação da pele ou aparecimento de irregularidades na pele, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja.

• Dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro).

• Vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama.

• Saída de secreção (que não leite) pelo mamilo.

• Dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro).

• Um caroço nas axilas.

Diagnóstico do câncer de mama:

Para se descobrir o câncer de mama, ele pode ter sido notado no exame clínico (médico) ou por exame de imagens (mamografia, ultra-som ou ressonância). Uma vez tendo a suspeita o médico mastologista realizará uma biópsia. Esta biópsia pode ser uma pequena cirurgia ou com agulhas. Desta forma consegue-se retirar pedaços do tumor que vão para exame com o médico patologista, quem dirá se a alteração é ou não um câncer.

Tratamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com