TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cancer De Prostata

Casos: Cancer De Prostata. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 7

1. CÂNCER DE PRÓSTATA

Baseado no INCA (Instituto nacional de Câncer), o câncer de próstata é a neoplasia mais frequente no sexo masculino, representando 30% dos casos identificados. Os tumores originam-se do epitélio glandular da próstata, sendo que os pacientes desenvolver quadros de adenocarcinoma local. Nas ultimas décadas, o câncer de próstata tornou-se um problemas relevante de saúde publica. È a doenças malignas mais comuns nos estados unidos e a segundo causa mais comum de morte por câncer.

O câncer de próstata é uma patologia que pode ser detectada precocemente através de métodos diagnósticos de triagem. De acordo com a Sociedade Americana de Cancerologia, para a detecção precoce do câncer em indivíduos sem sintomas preconiza-se o toque retal e o PSA sérico anual a partir de 50 anos de idade. Estes exames, além do baixo custo, possuem boa sensibilidade e especificidade. Inclusive, estudos recentes sugerem que a triagem de homens em idade acima de 50 anos através do toque retal e do PSA diminuiu a incidência de doença tardia com influência nas taxas de mortalidade, na medida em que o câncer de próstata pode ser curável, desde que diagnosticado precocemente.

O grande problema é que, na grande maioria das vezes, o câncer de próstata, na sua fase inicial, não apresenta nenhum sintoma. Numa fase adiantada, começará a obstruir a urina, como ocorre como tumor benigno (HBP), mas o tratamento curativo já é mais difícil. Trabalhos já mostraram que em autopsias realizadas em 100 indivíduos de 40 a 50 anos que vieram a falecer de varias causas, 04 deles eram portadores de câncer de próstata, sem nunca terem se queixado de qualquer sintoma. O tumor maligno da próstata pode está associado ao tumor benigno. Logo, os sintomas podem ser mesmos. Contudo, para fins didáticos, alguns autores dividem as doenças da próstata em “Não cancerosas” e “cancerosas”. Em um primeiro momento, será verificado sucintamente apenas o primeiro grupo, uma vez que o segundo é o eixo central deste trabalho e será analisado minuciosamente durante todo o desenvolvimento (SROUGI,1996).

O conhecimento da patologia e o acesso aos serviços preventivos e de diagnósticos são considerados pontos chaves na prática preventiva. Conhecendo-se a evolução do câncer de próstata, os métodos de diagnóstico precoce e dispondo-se de condições de acesso aos serviços médicos-laboratoriais, potencialmente o câncer de próstata pode ser detectado numa fase inicial e com isto o caso apresentar, na maioria das vezes, melhor prognóstico.

1.1 Causas frequentes

O progredir da idade e a presença de testosterona no sangue são os fatores de risco mais importante para o seu desenvolvimento. Além disso, a dieta rica em gordura animal e a hereditariedade estão envolvidas com a doença. O risco de câncer de próstata aumenta 1,5 vezes quando um parente de primeiro grau. Nos casos hereditários, o câncer manifesta-se mais precocemente, muitas vezes antes dos 50 anos. Então, que os antecedentes familiares têm particular importância por elevares o risco de ocorrência do carcinoma prostático. Quando aos fatores ambientais, existem muitas relações possíveis, entre as quais com substancias químicas utilizadas na indústria de fertilizantes, ferro, Cadmo, cromo, borracha e chumbo, embora não seja cientificamente comprovada a relação entres esses fatores uma maior incidência do câncer de próstata.

A incidência do câncer de próstata é muito alta em países escandinavos, intermediaria no Brasil e nos Estados Unidos e baixos em países do extremo Oriente. Estudos epidemiológicos mostram que a doença é 10 vezes mais comum em norte-americanos do que em japoneses que residem no Japão. A frequência, contudo, se iguala quando os japoneses que passam a residir nos estados unidos, indicando que são os fatores ambientais ou dietéticos, e não a hereditariedade, os responsáveis pelo fenômeno. Dietas ricas em gordura animal podem aumentar as taxas de androgênios e estrogênios e relacionar-se com o aumento dos tumores da próstata, ao contrario da gordura vegetal e dos frutos do mar.

2. FATORES DE RISCO

Os fatores de risco que desencadeiam o câncer de próstata podem ser divididos em dois principais grupos:

2.1 Fatores de riscos variáveis:

Esses seriam adquiridos e nesses casos os riscos seriam passíveis de modificações: vida sedentária, hábitos alimentares, obesidade, tabagismo alcoolismo. Todos esses itens devem ser adequados tal que deixem de construir fatores de risco para o aparecimento do câncer de próstata.

2.2 Fatores de riscos permanentes:

Esses seriam constitucionais, por enquanto não modificados ou parcialmente modificados, e que podem se exemplificados por:

-Idade: o câncer de próstata é incomum em homens com menos de 50 anos. Porem, depois dessa idade torna-se mais comum a cada década que passa de forma linear.

-Raça: é mais comum em homens negros, mesmo quando a possibilidade de fizer o diagnostico é comparável. Homens negros americanos, onde está relação entre raça e câncer de próstata foi mais estudada, também morrem mais por esse tipo de câncer do homem brancos.

- Hereditariedade: homens com antecedentes familiares com câncer de próstata têm maior chance de desenvolver a doença. Os riscos aumentam de 2,2 vezes quando um de 1º grau (pai ou irmão) é acometido pelo problema 4,9 vezes parentes de 1º grau tem a doença. Nos casos hereditários, o câncer se manifesta mais precocemente, muitas vezes antes do 50 anos.

3. DETECÇÃO PRECOCE

A forma mais fácil de detectar precocemente o câncer de próstata é atreves da observação visual de lesões suspeitas, seguida da palpação. São procedimentos fáceis, de baixo custo e com um mínimo de desconforto. O exame preventivo deve ser realizado por urologista, anualmente, a partir dos 45 anos. Dessa forma, consegue-se detectar tanto a HBP, quanto o câncer em fase inicial e, portanto, ainda curável. Mesmo os pacientes operados da próstata por HBP, devem submeter-se ao preventivo, pois, as cirurgias para o tratamento das doenças benignas da próstata, não a retiram por completo, deixando intacta sua capsula, a partir de onde o câncer pode começar a desenvolver-se.

4. DIAGNÓSTICO

O diagnóstico do câncer de próstata é feito pelo exame clínico (toque retal) e pela dosagem do antígeno prostático específico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com