TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cancer De Prostata

Casos: Cancer De Prostata. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  3.904 Palavras (16 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

O câncer de próstata é um fato da maior importância em termos de saúde pública, especialmente em países ocidentais. É o sexto câncer mais comum no mundo (em número de casos novos), o terceiro mais comum em homens e a neoplasia mais comum em homens europeus, americanos e de algumas partes da África.

No Brasil, representa o segundo câncer mais comum em homens, superado apenas pelos tumores de pele não-melanomas, e o segundo em mortalidade, precedido apenas pelo câncer de pulmão. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados 47.280 casos novos com 14.000 mortes por Câncer de Próstata para 2008, com uma incidência de 52 casos novos para 100.000 homens. Desde o início dos anos noventa, novos testes de rastreamento e o progresso nos tratamentos têm sido associados com dramáticas mudanças na incidência, estágio do diagnóstico e mortalidade desta doença. Maiores avanços na biologia molecular e na epidemiologia têm trazido novas noções na etiologia e na biologia do câncer de próstata. Estes avanços prometem transformar o entendimento desta patologia e, provavelmente, levarão a novos e melhores caminhos para prevenir e tratar o câncer de próstata em um futuro próximo.

O objetivo do presente trabalho é mostrar uma pesquisa atualizada sobre os fatores de risco do câncer de próstata, abordando a prevenção e os aspectos gerais da doença.

1. A PRÓSTATA

A próstata é uma glândula exócrina localizada próximo à bexiga cercando a uretra na sua porção inicial (canal onde passa a urina). As secreções prostáticas são o maior componente do líquido seminal (ou esperma). Só os homens possuem próstata e o seu desenvolvimento é estimulado pela testosterona, o hormônio sexual masculino produzido pelos testículos. É um órgão glandular que produz uma substância que, juntamente com a secreção da vesícula seminal e os espermatozóides produzidos nos testículos, vai formar o sêmem ou esperma. O líquido produzido na próstata, designado por fluido prostático, junta-se ao líquido proveniente dos testículos (que contém os espermatozóides), das vesículas seminais (que produzem a maior parte do esperma) e ainda de outras glândulas mais pequenas, situadas em torno da uretra, contribuindo assim para a formação do esperma ou sêmem. O fluido prostático é rico em nutrientes e enzimas, importantes para as características normais do esperma. Sem o líquido produzido pela próstata, os espermatozóides não viveriam até atingir o óvulo no momento da fecundação. Além de conferir proteção, contém alimentos para o espermatozóide, na sua longa caminhada ao encontro do óvulo. A próstata difere consideravelmente entre espécies quer anatômica, química e fisiologicamente. (DAMIÃO, R.; AGUINAGA, 1998).

1.1. ANATOMIA DA PRÓSTATA

A próstata é formada por várias zonas distintas (designadas por zonas de McNeal) por terem sido descritas pelo médico americano John E. McNeal, falecido em 2005: Zona central, que rodeia os canais ejaculadores, por onde o esperma vai passar para a uretra (cerca de 25% do orgão); Zona de transição, a zona onde se desenvolve o aumento benigno ou hiperplasia benigna da próstata (5 a 10% da próstata normal); Zona periférica, zona de onde mais frequentemente se originam os tumores malignos ou cancros da próstata (e que corresponde a 70% da próstata normal); Zona ou Estroma fibromuscular anterior, parte não glandular, composto por tecido muscular e fibroso.

Outra divisão, menos correta, mas muitas vezes utilizada, nomeadamente para descrever o aspecto endoscópico ou macroscópico da próstata, divide este órgão em “lobos”: lobos laterais, lobo médio e eventualmente lobos posterior e anterior. (DAMIÃO, R.; AGUINAGA, 1998).

1.2 FISIOLOGIA DA PRÓSTATA

A próstata é responsável por produzir 40% a 50% dos fluidos que constituem o sêmen ou esperma, tendo uma função biológica importante na fase reprodutora do homem, concedendo proteção e nutrientes fundamentais à sobrevivência dos espermatozóides.

A próstata também tem muita importância na prática urológica, já que é o ponto de concentração de vários processos que podem originar transtornos a pacientes de diversas idades.

Como glândula, a próstata é responsável pela produção da secreção química e fisiologicamente apropriada para as necessidades dos espermatozóides em sua passagem nos testículos sob o estimulo da testosterona.

Em alguns homens acima dos 50 anos de idade, a próstata começa a evoluir, juntamente com a produção diminuída de testosterona pelos testículos, desenvolvendo fibroadenoma prostático benigno, podendo evoluir para obstrução urinária. Essa hipertrofia não é causada pela testosterona, mas pelo crescimento anormal do próprio tecido prostático. Outra substância produzida pela próstata é o PSA (Antígeno Prostático Específico), produzido especificamente pelo epitélio prostático, que possui a função de fazer o coágulo seminal. Em casos de câncer de próstata, infecções da próstata e trato urinário e HPB, pode ocorrer o aumento dos níveis do PSA. Através de uma amostra de sangue o PSA pode ser mensurado. (DAMIÃO, R.; AGUINAGA, 1998).

2. CÂNCER DE PRÓSTATA

Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. Os negros constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença. (JR, Gilberto de Castro, 2009).

2.1 SINTOMAS

A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina). Dor óssea, principalmente na região das costas, devido à presença de metástases, é sinal de que a doença evoluiu para um grau de maior gravidade.

2.2 DIAGNÓSTICO

O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com