TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características de alimentação na idade adulta

Artigo: Características de alimentação na idade adulta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2013  •  Artigo  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  1.172 Visualizações

Página 1 de 4

A alimentação na fase adulta enfatiza a importância de escolher alimentos saudáveis para a promoção do bem estar, e prover o bom funcionamento dos sistemas orgânicos durante o envelhecimento.

Possivelmente seja esta uma fase muito difícil, pois resulta de hábitos alimentares já adquiridos, fatores culturais, financeiros e outros. Contudo, deve-se dar maior atenção a uma alimentação benéfica tanto para o bom funcionamento orgânico quanto para a melhor qualidade de vida quando idoso.

Na atualidade, maior importância deve ser dada a transição nutricional que o Brasil vem passando nos últimos anos , na qual se sobressai o aumento da obesidade, talvez por meio de uma alimentação rica em gorduras (especialmente de forma animal),açúcar, alimentos refinados ,e limitados em carboidratos complexos e fibras.

De um ponto de vista geral, a maior preocupação que se deve ter com a nutrição do adulto é que esta deve estar apontada para a conservação do seu peso ideal, assim, prevenindo o aumento das DCNT (Doenças Crônicas Não-Transmissiveis) como exemplo hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer, e proporcionando uma vida mais saudável.

Proteinas: Em relação à recomendação adulta, quando suspende-se o crescimento, o indivíduo necessita de proteínas para a conservação, além de fornecer energia , são fundamentais para o desenvolvimento e reconstituição.

Carboidratos: A principal função dos carboidratos na dieta é fornecer energia para as células, especialmente ao cérebro, além de várias funções metabólicas e estruturais ao organismo. Uma alimentação insuficiente desse macronutriente, podem trazer malefícios ao sistema nervoso central e outros.

Lipídios: Fornecem energia ao organismo e são essenciais para absorção de vitaminas lipossolúveis e carotenoides. Sendo ideal que o planejamento alimentar seja com o menor conteúdo possível de colesterol, ácidos graxos trans e gorduras saturadas, diante da ingestão positiva desses tipos de lipídeos e o aumento do risco de doenças cardiovasculares.

Fibras: são um tipo de elemento dos alimentos em que não há possibilidade de ser digerida pelo nosso organismo . Desta maneira, são eliminadas e ,nesse sistema são carregados resíduos alimentares que, se consumidos pelo intestino poderiam ser não aceitáveis a nós, como as gorduras por exemplo.

São encontradas apenas em plantas, isto é, em alimentos de origem vegetal – frutas, verduras, hortaliças e grãos.

É necessário considerar os seguintes aspectos ao elaborar um cardápio para um adulto:

• O habito alimentar, que já esta formado e não pode ser alterado repentinamente,

• A disposição de alimentos,

• O poder aquisitivo,

• O estilo de vida,

• A quantidade de refeições,

• As necessidades nutricionais relacionadas ao estado de saúde,

Cuidados e orientações importantes com relação ao planejamento alimentar:

• Prevenir o excesso de consumo calórico, quando houver redução de atividade física, onde ocorrera o aumento do peso corporal, levando a obesidade.

• As refeições devem ser em horários fixos e serem bem fracionados (6 refeiçoes diarias)

• Ter maior cuidado à contribuição de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com