TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carboidratos, Lipídios, Proteínas E Vitaminas

Trabalho Universitário: Carboidratos, Lipídios, Proteínas E Vitaminas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  1.094 Visualizações

Página 1 de 5

Carboidratos

Carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio, que pertencem à classe de substâncias orgânicas. Os carboidratos representam a principal fonte de energia para os sistemas vivos, pois é o principal combustível do ser humano, essencial no fortalecimento da maior parte de energia necessária para o corpo realizar suas atividades, ou seja, fornecem energia para o desenvolvimento do trabalho interno (respiração, circulação do sangue e etc.), externos (caminhar, trabalhar e etc.) e calor para manter a temperatura do corpo. Os carboidratos não só tem essa função como também desempenham outras amplas funções como: reserva de energia, função estrutural, matéria prima para a biossíntese de outras biomoléculas.

De acordo com a quantidade de átomos de carbono em suas moléculas e pela sua constituição, os carboidratos podem ser divididos em três diferentes tipos:

Os denominados monossacarídeos apresentam uma constituição mais simples possuem uma fórmula geral, onde há um carbono para cada dois hidrogênios e um oxigênio: Cn(H2O)n, que são geralmente, de sabor adocicado sendo dos carboidratos mais simples que derivam todas as outras classes.

Os dissacarídeos são o resultado da ligação entre dois monossacarídeos, denominada ligação denominada glicosídica, nessa relação há a formação de uma molécula de água, onde um dos monossacarídeos perde um hidrogênio (H) e o outro perde a hidroxila (OH), que se unem formando uma molécula de água (H2O).

Já os Polissacarídeos são formados pela união de diversos monossacarídeos, sendo a celulose, amido e glicogênio os mais conhecidos e os de maior importância biológica. Os polissacarídeos são insolúveis em água, o que é de grande importância para os seres vivos, pois desempenham função estrutural e armazenadora de energia.

Alguns alimentos são ricos em carboidratos e são rapidamente assimilados pelo organismo como açúcar, arroz, mel, pão francês; outros são carboidratos que são digeridos ou assimilados mais lentamente pelo organismo como alimentos integrais, lentilhas, maças, grão de bico entre outros.

Lipídios

Os lipídios são todos aqueles compostos que possuem uma estrutura molecular bem variada, o que significa que eles não possuem uma função orgânica única, e sim, que apresentam diversas atividades diferentes de acordo com especialidade de cada um.

Alguns lipídios são responsáveis por reservar energia o que serve como uma fonte para aqueles animais que costumam hibernar por muito tempo, nos animais endodérmicos os lipídeos atuam como isolantes térmicos, e outros são responsáveis por colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).

Entre os lipídios encontramos quatro que mais se destacam, sendo elas:

Os fosfolipídios são moléculas anfipáticas, o que significa que elas possuem uma região polar, que são chamadas de cabeça hidrofílica, tendo afinidade por água que é responsável por repelir a água.

Os glicerídeos podem ser sólidos (gorduras) ou líquidos (óleos) à temperatura ambiente.

Os esteroides geralmente são formados por longas cadeias carbônicas dispostas em quatro anéis interligados, distribuídos nos organismos vivos constituem os hormônios sexuais, a vitamina D e os esteróis (colesterol).

Os cerídeos são os chamados de lipídios simples, encontrados na cera produzida pelas abelhas (construção da colmeia), na superfície das folhas (cera de carnaúba) e dos frutos (a manga). Exercendo a função de impermeabilização e proteção.

Classificados também em óleos (substâncias insaturadas) e gorduras (substâncias saturadas), os lipídeos geralmente são encontrados em diversos alimentos, tanto de origem animal quanto de origem vegetal como o abacate, coco, soja, carne, leite e seus derivados.

Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo.

Proteínas

A proteína é uma macromolécula orgânica formada por pequenas moléculas (menor parte divisível de uma substância) de aminoácidos, ou seja, independentemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com