TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Clínico

Pesquisas Acadêmicas: Caso Clínico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

As doenças cardiovasculares representam uma das principais causas de óbito no mundo contemporâneo. Entre as doenças cardiovasculares, a de maior incidência é a Doença Arterial Coronária (DAC), possuindo como principal manifestação clínica o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Cerca de 50% das mortes por IAM ocorrem na primeira hora do evento, o que demonstra a importância da assistência médica imediata.

A IAM é uma doença multifatorial, ou seja, é provocada por diversos fatores que agem conjunta e simultaneamente. A alta incidência dessa doença em nosso meio está, em parte, relacionada ao fato de encontrarmos em nossa população um estilo de vida que propicia o desenvolvimento dos fatores de risco (FR), como a hereditariedade, Hipertensão Arterial (HAS), Diabetes Mellitus (DM), colesterol, triglicérides, tabagismo, ingestão de bebida alcoólica, sedentarismo, estresse e obesidade.

Preocupados com a reabilitação do paciente infartado, detectamos a necessidade de conhecer melhor o indivíduo, a fim de podermos propor um programa educacional que atenda a sua realidade. Neste sentido, tivemos como objetivo deste estudo caracterizar o perfil do paciente que sofreu o primeiro episódio de IAM, além de identificar a presença de fatores de risco para a doença, com destaque àqueles fatores modificáveis pela equipe de saúde e pelo próprio paciente.

CONCLUSAO

Os resultados deste estudo apontam para o fato de estarmos trabalhando com um paciente que possui, em seu estilo de vida, hábitos que propiciam a manutenção ou progressão do IAM. Constatamos uma alta prevalência de fatores de risco, tais como HAS, tabagismo, sedentarismo, obesidade, estresse, entre outros. Com o empenho de uma equipe de profissionais da saúde, talvez possam ser desenvolvidos alguns mecanismos que levem o paciente a assumir uma atitude ativa diante de sua doença, conhecendo e controlando os fatores de risco presentes no seu estilo de vida e adequando as novas mudanças de acordo com a sua rotina diária.

IZABEL MARTINS HONORATO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com