TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Clínico

Trabalho Universitário: Caso Clínico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 3

CASO CLÍNICO

J. P. A., 42 anos, foi ao dermatologista com o intuito de tratamento antienvelhecimento. O médico receitou alguns remédios via oral e alguns tópicos. Orientou também a respeito de algumas condutas que deveriam ser anotadas.

Em que consiste este tratamento? Dê sua opinião baseada no mecanismo de ação dos medicamentos e envelhecimento celular.

ESTUDO SOBRE O CASO

O envelhecimento celular é um processo deteriorativo progressivo e irreversível, característico da maioria dos sistemas e que pode causar a morte de uma célula, um tecido, um órgão ou mesmo de um indivíduo. Diversos fatores influenciam o processo de envelhecimento, como a herança genética, raça, sexo e também as condições ambientais inerentes ao estilo de vida.

Muitos pesquisadores acreditam em que a causa do envelhecimento celular se encontra nos telômeros, que constituem os extremos dos cromossomos e compõem-se de sequências curtas de nucleotídeos. A duplicação cromossômica normal produz um progressivo encurtamento dos telômeros, até que, depois de um número de divisões celulares, os cromossomos se tornam instáveis e a célula morre.

Há alterações moleculares que ocorrem devido à idade em moléculas que estão localizadas dentro de compartimentos extracelulares e intracelulares. Essas mudanças ocorrem quando duas ou mais moléculas se unem covalentemente. O entrelaçamento em

moléculas como, por exemplo, as de colágeno, pode diminuir a solubilidade, a elasticidade e a permeabilidade, podendo, dessa forma, aumentar a viscosidade no compartimento extracelular e impedir processos metabólicos críticos como a liberação de hormônios, conduzindo também para o processo de envelhecimento celular.

Na maioria dos casos, o envelhecimento ocorre devido a reações, tais como exposição das células e de suas organelas a radiações ionizantes, reações não enzimáticas e também de enzimáticas que proporcionam a redução de oxigênio e água, com consequente produção de espécies reativas ao oxigênio, os radicais livres. Os radicais livres são moléculas que possuem um elétron ímpar a mais, estando esse desemparelhado em sua órbita externa e que geralmente se deriva do oxigênio. São formados na mitocôndria e neutralizados imediatamente pelas enzimas contidas no interior dessas. Para uma ótima atividade de tais enzimas, há necessidade da presença de diversos minerais como ferro e manganês. Quando ocorre uma deficiência significativa desses minerais, há um aumento no número de radicais livres que podem sair do interior da mitocôndria e atingir a corrente sanguínea e as células. Os radicais livres atuam no processo de envelhecimento, pois atingem direta e constantemente células e tecidos, os quais possuem ação acumulativa.

Processos físicos, como a constante exposição ao sol, alimentação desbalanceada, o excesso de álcool, o tabagismo e até mesmo a poluição do ar, contribuem, para que nosso organismo fique exposto a esses elementos químicos altamente reativos. A consequência disso é chamada oxidação celular, que pode ser reduzido pela presença de vitaminas consideradas antioxidantes (em especial as vitaminas A, E, C).

São por meio destas substâncias antioxidantes que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com