TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Clínico Fisiologia

Por:   •  28/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 6

 METABOLISMO: estudo de caso 1

ALUNO: ANNA JULIA WUNSCH DIAS                                    

Sara Inman e Nicole Baker sempre foram as melhores amigas, mas não tinham mais se visto por vários semestres. Quando Sara ouviu que Nicole estava no hospital, foi visitar a amiga, mas não estava preparada para o que viu. Nicole, que sempre tinha sido magra, agora tinha emagrecido tanto que Sara quase não a reconheceu. Nicole foi levada à emergência após desmaiar durante uma aula de balé. Quando o Dr. Ayani viu Nicole, a preocupação com seu peso foi maior que a preocupação com o seu punho quebrado. Com uma altura de 1,68 m, Nicole pesava apenas 43 kg ( a faixa normal para essa altura é 53-70 kg). O Dr. Ayani suspeitou da existência de um distúrbio alimentar, provavelmente anorexia nervosa, e solicitou exames de sangue para confirmar sua suspeita.

Sara e Nicole encontraram-se pela primeira vez na aula de balé quando tinham 11 anos de idade. Ambas levaram a dança a sério e trabalharam duro para manter o magro corpo de bailarina perfeito. Elas ocasionalmente ingeriam medicamentos para emagrecer ou laxantes, e era quase uma competição para ver quem conseguia comer menos. Sara sempre ficava impressionada com a força de vontade de Nicole. Nicole era perfeccionista. Há dois anos, Sara encontrava-se menos interessada na dança e saiu da faculdade. Nicole foi aceita em uma respeitada companhia de balé e permaneceu focada na sua dança – e na imagem do seu corpo. O regime alimentar de Nicole tornou-se mais rígido, e, se ela percebesse que tinha comido demais, ela provoca vômito. Seu peso manteve-se baixo, mas cada vez que ela se olhava no espelho enxergava uma menina gorda.

Questão 1: Se fosse quantificado os níveis de leptina de Nicole, o que esperaria encontrar? 

Ao se analisar os exames, o esperado é encontrar os níveis de leptina baixo, em razão dos níveis de leptina estarem associados à adiposidade,a fatores hormonais e pela ingestão alimentar.Como Nicole não se alimenta corretamente por muito tempo e nem a mais do que deveria, seu corpo não possui excesso de gordura, e em razão da falta de nutrientes Nicole provavelmente possui seus hormônios alterados, o que tudo em conjunto influencia para os baixos níveis de leptina.

Questão 2: Você espera que Nicole tenha níveis elevados ou baixos de neuropeptídeo Y?

Umas das funções da leptina é a regulação do apetite por meio da inibição da formação de neuropeptídeos orexigênicos e aumento dos neuropeptídeos anorexígenos. Dentro dos neurônios que são sensíveis a produção de leptina, se encontra o neurônio que produz o neuropeptídeo Y e o libera no centro da fome. Esse neuropeptídeo possui grande influência no comportamento alimentar, provocando aumento da ingestão alimentar e aumento do armazenamento de gordura. Como Nicole possui um quadro de anorexia, possivelmente ela possui um padrão baixo de neuropeptídeo Y.

Quando o resultado do exame de sangue de Nicole retornou, o Dr. Ayani imediatamente prescreveu uma solicitação para iniciar uma infusão intravenosa e monitorar o coração. O resultado do laboratório mostrou 2,5 mEq/L  de potássio no plasma ( normal 3,5-5,0 mEq/L), HCO3- plasmático de 40 mEq/L (normal 24-29) e pH plasmático de 7,52 ( normal: 7,38-7,42). O Dr. Ayani internou Nicole no hospital para tratamento complementar e  avaliação esperando convencê-la de que ela precisava de ajuda para sua anorexia. A Anorexia, que significa “sem apetite”, pode ter origem tanto fisiológica como psicológica.

Questão 3: Como é chamado o distúrbio do k + de Nicole? Qual efeito esse distúrbio do K + tem no potencial de membrana em repouso das suas células?

 Nicole possui um quadro de hipocalemia, níveis baixos de potássio no sangue.Com pouco potássio no sangue, irá ocorrer uma redução na permeabilidade da membrana celular para esse íon, o que irá ocasionar uma hiperpolarização no potencial de repouso da membrana da célula. Essa hiperpolarização irá aumentar o limiar excitatório da célula e atrasará  a repolarização da célula.

Questão 4: Por que o Dr. Ayani quer monitorar a função cardíaca de Nicole?

Pois arritmias cardíacas estão entre as principais consequências da hipocalemia.Além disso, a hipocalemia produz alterações que replicam no atraso na repolarização ventricular.A liberação de epinefrina, que pode ser liberada em picos de estresse, implica em um maior risco de arritmias. Como Nicole se encontra em um quadro de anorexia nervosa, ela pode desenvolver essa problemática.

.Questão 5: Com base nos seus valores clínicos, como está o equilíbrio ácido-base de Nicole?

Ao analisar o ph da paciente, que se encontra alto, juntamente com o alto nível de HCO3-, vê que a mesma se encontra em alcalose metabólica. Esse desequilíbrio pode levar a alteração de outros eletrólitos presentes no sangue, como o potássio, o qual já se encontra baixo, levando o paciente a desenvolver diversos sintomas, como por exemplo, a fraqueza.

Quando Nicole foi admitida no hospital, sua pressão sanguínea era 80/50 e seu pulso era de 90 batimentos por minuto fracos e irregulares. Ela pesava menos de 85% do peso mínimo saudável para uma mulher de sua altura e idade. Ela tinha muito medo de ganhar peso, embora estivesse abaixo do normal. Sua menstruação era irregular, ela tinha acabado de sofrer uma fratura no punho por uma queda que normalmente não causaria uma fratura e seu cabelo estava ralo. Quando o Dr. Ayani questionou Nicole, ela admitiu que tinha se sentido fraca durante os ensaios de dança e, às vezes, tinha dificuldade de se concentrar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (319.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com