TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos Clínicos Fisiologia

Por:   •  22/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.778 Palavras (8 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]        

Após o término da primeira etapa da Unidade curricular, em que foram estudados aspectos relacionados à Homeostasia, Membranas biológicas, Mecanismos de transporte através de membranas e bioeletrogênese, Sinapses e Neurotransmissores, reflitam sobre os temas e procurem responder às situações seguintes:

Caso 1: Anestésicos locais e Potencial de ação

Anestesia local corresponde ao bloqueio reversível da condução nervosa, determinando perda das sensações sem alteração do nível de consciência. Anestésicos locais são substâncias que bloqueiam a condução nervosa de forma reversível, sendo seu uso seguido de recuperação completa da função do nervo. O local de ação dos anestésicos locais é a membrana celular, onde interferem no processo de excitação-condução dos estímulos. Sabendo-se que o mecanismo de ação dos anestésicos locais é fundamentado no bloqueio dos canais de sódio das membranas nervosas, pergunta-se:

  1. Explique, de forma geral, como ocorre a transmissão de um estímulo doloroso em um neurônio, que ocorre através de alterações elétricas em suas membranas (processo de despolarização, repolarização, hiperpolarização)

R_ Quando uma membrana está em seu potencial de repouso, quando a superfície interna da membrana possui carga negativa em relação á superfície externa. Isso acontece quando as concentrações de Na+ ( Sódio ) fora da célula é maior do que na parte interior. Por sua vez, o K+ ( Potássio ) é encontrado em maior quantidade dentro da célula. Essa condição é mantida através do transporte ativo de íons, que se dá através da membrana por meio da Bomba de sódio e Potássio. Quando o neurônio sofre um estímulo, há a abertura dos canais de Na+ que entra rapidamente na célula.

  1. Por que, ao bloquear o canal de sódio, os anestésicos locais impedem a transmissão do estímulo?

R_ O bloqueio da condução consiste em reduzir a permeabilidade dos canais iônicos ao sódio dependentes de voltagem, ligando-se a sítios específicos na face interna da membrana destes canais. O Anestésico possui um sítio específico dentro do canal de sódio que quando se liga, faz o bloqueio do canal impedindo a entrada de sódio. Assim, não há despolarização e, consequentemente, potencial de ação e condução do impulso.

Caso 2: Acetilcolina e drogas Anticolinesterásicas (inibidores da enzima colinesterase)

Alguns órgãos de imprensa têm levantado a hipótese do uso de armas químicas em diversos conflitos recentes. Dentre os chamados "gases dos nervos", o sarin, um composto organofosforado, é o principal representante desse arsenal químico. Outros organofosforados, como, por exemplo, malation e fenitrotion, menos tóxicos que aquele, estão sendo usados como inseticidas na agricultura, provocando intoxicação em trabalhadores do campo. Tais compostos interferem na transmissão do impulso nervoso nas sinapses neuronais e neuromusculares (entre neurônio e músculos esquelético), agindo como anticolinesterásicos, isto é, inibidores irreversíveis da enzima acetilcolinesterase.

  1. Baseado em seus conhecimentos sobre sinapses e neurotransmissores, explique qual é o efeito esperado da acetilcolina nas placas motoras (ação no músculo esquelético)

R_ Quando um impulso nervoso chega á placa motora, a passagem do potencial de ação pela membrana do terminal axônico faz com que muitas das pequenas vesículas de acetilcolina presentes neste terminal se rompam através da membrana desse terminal para esvaziar seu conteúdo na fenda sináptica, entre o terminal e a fibra muscular. A acetilcolina atua sobre a membrana para aumentar sua permeabilidade aos íons sódio. Que então, por sua vez, permite a passagem instantânea de sódio para o interior da fibra muscular, o que levará o fluxo de cargas positivas para o citoplasma muscular, levando a despolarização. Essa despolarização irá produzir um potencial de ação que se propaga nas duas direções. Por sua vez, o potencial irá passar ao longo desta fibra provocando sua contração.

  1. Então, qual seria o efeito que você esperaria que os organofosforados tivessem nas sinapses neuromusculares, já que eles inibem a ação da enzima acetilcolinesterase, que degrada a acetilcolina?

R_ Haverá um acumulo de acetilcolina, hiperestimulação dos receptores nicotínicos e muscarínicos, e a interrupção da neurotransmissão.

  1. Que outros efeitos, no coração, glândulas salivares e músculo liso gastrintestinal poderiam ser observados em função da intoxicação por essa substância?

R_ Sistema Cardiovascular Bradicardia, Hipotensão, Glândulas Salivares Sialorreia e

Sistema Gastrintestinal Cólicas, Vómitos, Diarreia, Tenesmo.

Caso 3: Ciclo Sono - vigília e Neurotransmissores

Fabiano de 41 anos, caminhoneiro, residente em Itabira (MG), recebe R$1500,00 por mês. Em novembro do ano passado resolveu que aceitaria a proposta de levar uma carga até Natal para aumentar seus ganhos de final de ano, pois andava endividado. Durante a sua jornada, para ganhar tempo, previu poucas paradas resolvendo fazer uso de “rebite” para se manter acordado. Na madrugada do terceiro dia, sonolento, não percebeu na estrada a presença de um cavalo e o atropelou. A carga, entretanto, foi toda perdida e não estava segurada. Fabiano foi atendido no pronto-socorro do pequeno hospital local, que não dispunha nem de aparelho de radiografia.

  1. O “rebite” é o termo popular utilizado para designar drogas da classe das anfetaminas, que atuam nas sinapses adrenérgicas, aumentando a liberação do neurotransmissor noradrenalina e também inibindo sua recaptação. Explique por que esse mecanismo de ação se relaciona à sua utilização nesse caso apresentada.

R_ As anfetaminas bloqueiam a recaptação da dopamina, há um aumento da concentração desse neurotransmissor na fenda sináptica. Quando ocorre uma dosagem maior pode levar ao bloqueio dos receptores da serotonina aumentando a sua liberação, da mesma forma em que fazem aumentar a liberação de noradrenalina.

  1. Considerando o mecanismo de ação, cite três efeitos indesejados que o uso dessa droga poderia provocar.

R_ O seu uso continuado pode causar problemas de locomoção, visão turva e insônia.

Caso 4: Depressão, antidepressivos e neurotransmissores

MAS 32 anos, feminino, solteira, sem filhos. Apresenta queixa de cansaço fácil, falta de apetite, emagrecimento e dores pelo corpo. Distanciou-se dos amigos, está sempre pessimista, “dorme mal”, está com dificuldade de se concentrar no trabalho e demorando mais para executar suas atividades, o que tem acarretado seguidos problemas profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (187.5 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com