TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Celula Eucarionte

Casos: Celula Eucarionte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 4

Membrana celular/plasmática – barreira delimitadora da célula e do citoplasma separando os meios externo e interior. É importante na protecção, recepção de informação e nas trocas de sais e água com o meio. É constituída por lipoproteínas (fosfolípidos, colesterol e glicolípidos).

. Citoplasma – massa semifluida, homogénea e refrigerante.

. Plastos: cloroplastos, amidoplastos, cromoplastos, leucoplastos – os primeiros contém pigmentos para realizar a fotossíntese (clorofilas). Os segundos acumulam amido (raízes, caules, sementes e frutos). Os terceiros segregam grânulos ao agulhas de licopénio (vermelho). Por último os leucoplastos de que também fazem parte os amiloplastos, tem lípidos e prótidos. Este tipo de organitos só existem em células vegetais).

. Mitocôndrias – É a central energética da célula, pois é onde é produzido o A. T. P. .

. Complexo de Golgi – Responsável pela secreção celular e também participa na síntese de proteínas.

. Centrossoma – No seu centro existem um ou dois grânulos denominados centríolos. É dentro destes grânulos onde se dão fenómenos relacionados com divisão celular. Não existem nas plantas superiores com flor.

. Vacúolos – Contém água e substâncias nela dissolvidas, absorvidas pela célula. A sua grande função é reserva de água. Muitas vezes, com o avanço da idade da célula, os vacúolos agregam-se num só, dando origem a um grande vacúolo onde os outros organitos da célula se “abrigam” numa pequena zona da célula.

. Núcleo – Está contido dentro de uma membrana – a membrana nuclear. É este organelo que controla o conjunto das actividades celulares pois é aqui que se encontra o D. N. A. da célula.

. Ribossomas – Responsável pela síntese das proteínas.

. Lisossoma – Contém enzimas, as hidroláses, que intervêm na decomposição de moléculas e estruturas.

. Parede esquelética ou Parede Celular – Tem funções de suporte e protecção da célula. Importante nas trocas de água e sais minerais com o meio. Contribui para tornar estável a relação com as moléculas vizinhas.

Seres Procariontes

O que distingue os seres Eucariontes dos seres Procariontes é o tipo de célula que possuem na sua constituição e o número de células pelo qual fazem parte do ser. Enquanto o ser Eucarionte pode ter células eucariontes, animais e vegetais, o ser procarionte tem células procarióticas. Por outro lado o ser eucarionte é pluricelular, pois tem mais do que uma célula na sua constituição e o ser procarionte é composto por uma única célula e por isso se designa ser unicelular (bactérias e cianobactérias).

A nível estrutural, as células procarióticas são mais simples que as eucarióticas. Na maioria, apresentam parede celular, mas diferente da existente na célula animal eucariótica. O citoplasma é rico em ribossomas. Além deste organelo celular também têm, em alguns casos, mesossomas, que são pequenas invaginações plasmáticas, contendo enzimas respiratórias, responsáveis pela troca de substâncias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com