TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Células Eucariontes : Bem Resumido

Exames: Células Eucariontes : Bem Resumido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

A origem da diversidade de vida na Terra terá tido origem nos seres procariontes, pensa-se que terão sido os primeiros seres a surgir pelo facto de apresentarem uma simplicidade tanto a nivel estrutural como funcional.

Posteriormente, terão surgido as primeiras células eucarioticas que, associadas entre si, deram origem a seres multicelulares que encontramos actualmente.

Qual a origem das células eucarioticas?

Existem dois modelos que explicam a origem das células eucárioticas:

- Modelo Autogénico

- Modelo Endossimbiótico

Modelo Autogénico

As células eucarioticas, segundo o modelo autogenético, terão surgido a partir de invaginações da membrana palsmatica de células procarioticas ancestrais. A ocorrência desse fenómeno origina estruturas endromembranares, que se isolam rodeando porções de DNA. Posteriormente se especializam, formando os organelos, tais como o núcleo individualizado, cloroplastos e mitocondrias.

Este modelo é apoiado pelo facto de a membrana dos organelos endromembranas manter a mesma assimetria da membrana plasmatica da célula.

Contudo, era contestado pois pressupõe que, numa célula eucariotica, o DNA do núcleo e o DNA das mitocondrias e dos cloroplastso sejam semelhantes, no entanto, tal não se verifica.

O DNA dos mitocondrias e dos cloroplastos é mais idêntico a bactérias autónomas do que do DNA do próprio núcleo.

Modelo Endossimbiotico

Segundo o modelo endossimbiotico as celulas procariontes terão incporporado bacterias autonomas, estabelecendo uma relação de simbiose entre as bacterias e a celula hospedeira de maiores dimenões. Os mitocondrias e os cloroplastos são o resultado do aglomeramento de cianobacterias e bactérias aerobias.

Este modelo ainda assim não explicava a formação do nucleo nas celulas eucariontes, mas deduz-se que tido origem atraves de invaginações da membrana que envolveram o material genetico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com