TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Celulas E Tecidos

Trabalho Escolar: Celulas E Tecidos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 6

As Células Constituem os Seres Vivos

Os seres vivos diferem da matéria bruta porque são constituídos de células. Os vírus são seres que não possuem células, mas são capazes de se reproduzir e sofrer alterações no seu material genético. Esse é um dos motivos pelos quais ainda se discute se eles são ou não seres vivos.

A célula é a menor parte dos seres vivos com forma de funções diferentes. Por essa razão, afirmamos que a célula é a unidade estrutural dos seres vivos. A célula - isolada ou junto com outras células - forma todo o ser vivo ou parte dele. Além disso, ela tem todo o material necessário para realizar as funções de um ser vive, como nutrição, produção de energia e reprodução.

Cada célula do nosso corpo tem uma função especifica. Mas todas desempenham uma atividade "comunitária", trabalhando de maneira integrada com as demais células do corpo. É como se o nosso organismo fosse uma imensa sociedade de células, que cooperam umas com as outras, dividindo o trabalho entre si. Juntas, elas garantem a execução das inúmeras tarefas responsáveis pela manutenção da vida.

As células que formam o organismo da maioria dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo o seu núcleo, por isso, são chamadas de células eucariotas. A célula eucariota é constituída de membrana celular, citoplasma e núcleo.

Tipos de Células

Células Procariontes - As células procariontes, conhecidas também como procariotas são extremamente diferentes das células eucariontes, mas ambas são de extrema importância para o organismo. A sua principal característica é a falta de carioteca pelo fato da ausência de algumas organelas e pelo seu pequeno tamanho. Acredita-se que isso acontece devido ao fato de não possuírem compartimentos membranosos que são originados pela evaginação ou invaginação, a este grupo pertencem seres unicelulares ou coloniais.

Células Eucariontes - As células eucariontes também conhecidas por eucariotas ou eucélulas, são mais completas que ás procariontes, uma grande parte dos animais e plantas que conhecemos possuem essas células, possivelmente as mesmas surgiram de um aperfeiçoamento das células procariontes, mas é impossível avaliar quanto tempo elas levaram para chegar a essas melhoras, o que se torna mais provável é que tenha demorado milhões de anos.

Célula Muscular - A célula muscular é responsável pelos movimentos e contrações que são realizadas no corpo. Para realizar esses movimentos a célula muscular necessita de energia, por isso possui um maior número de mitocôndrias, que no processo de respiração celular obtém a energia necessária para a célula exercer sua função.

Célula Digestiva - As células do estômago produzem enzimas digestivas que são criadas para digerir o alimento, por isso elas terão mais organelas desenvolvidas para a função de produzir proteínas que serão liberadas das células. Então vai ter mais retículo endoplasmático rugoso e complexo de golgi mais desenvolvido.

Esquema das células.

Citoplasma- Região gelatinosa, rica em água e sais minerais. É nele q estão estruturas responsáveis pelo funcionamento das células.

Núcleo- Estrutura arredondada onde se encontra a estrutura genética.

Membrana Plasmática- Uma película que fica em torno da célula, selecionando oque entra e oque sai da mesma.

Características gerais dos tecidos.

Nos animais vertebrados há quatro grandes grupos de tecidos: o muscula, nervoso, conjuntivo e o epitelial, constituindo subtipos específicos que irão formar os órgãos e sistemas corporais.

Por exemplo: O sangue é considerado um tecido conjuntivo, com diversificadas células (as hemácias, os leucócitos e as plaquetas) e o plasma (água, sais minerais e diversas proteínas).

Nos invertebrados estes tipos de tecido são basicamente os mesmos, porém com organizações mais simples. A maioria dos tecidos além de serem compostos de células, apresentam entre elas substâncias intracelulares (intersticiais).

Tipos de tecidos.

EPITÉLIO - revestimento da superfície externa do corpo (pele), os órgãos (fígado, pulmão e rins) e as cavidades corporais internas;

A superfície externa do corpo e as cavidades corporais internas dos animais são revestidas por este tecido. O tecido epitelial desempenha várias funções no organismo, como proteção do corpo (pele), absorção de substâncias úteis (epitélio do intestino) e percepção de sensações (pele) dependendo do órgão aonde se localizam.

Os tecidos epiteliais ou epitélios têm células perfeitamente justapostas, unidas por pequena quantidade de material cimentante, com pouquíssimo espaço intercelular. Os epitélios não são vascularizados e não sangram quando feridos. A nutrição das células se faz por difusão a partir dos capilares existentes em outro tecido, o conjuntivo, adjacente ao epitélio a ele ligado. O arranjo das células epiteliais pode ser comparado ao de ladrilhos ou tijolos bem encaixados.

CONJUNTIVO- constituído por células e abundante matriz extracelular, com função de preenchimento, sustentação e transporte de substâncias;

Os tecidos conjuntivos tem origem mesodérmica. Caracterizam-se morfologicamente por apresentarem diversos tipos de células imersas em grande quantidade de material extracelular, substância amorfa ou matriz, que é sintetizado pelas próprias células do tecido.

A matriz é uma massa amorfa, de aspecto gelatinoso e transparente. É constituída principalmente por água e glicoproteínas e uma parte fibrosa, de natureza proteica, as fibras do conjuntivo.

As células conjuntivas são de diversos tipos. As principais são:

Fibroblasto- Célula metabolicamente ativa, contendo longos e finos prolongamentos citoplasmáticos. Sintetiza o colágeno e as substâncias da matriz (substância intercelular).

Macrófago- Célula ovoide, podendo conter longos prolongamentos citoplasmáticos e inúmeros lisossomos. Responsável pela fagocitose e pinocitose de partículas estranhas ou não ao organismo. Remove restos celulares e promove o primeiro combate aos microrganismos invasores do nosso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com