TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Células E Tecidos

Artigo: Células E Tecidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

1)Quais são as células que compõem o tecido nervoso e as suas funções?

R) O tecido nervoso é composto por duas células, os neurônios e células glias.

Neurônio é responsável pelo impulso nervoso, tem a função de receber, enviar e processar informações.

Células glias dão suporte funcional e estrutural para os neurônios.

2)Como os neurônios se comunicam? Qual é a importância da bainha de mielina?

R)Os neurônios se comunicam entre si ou com outras células efetuadoras através da sinapse.

A bainha de mielina é formada pelas membranas celulares das células da glia.

Sua função é acelerar a velocidade da condução do impulso nervoso, ela é um isolante elétrico que permite uma condução mais rápida dos impulsos.

3)Explique o mecanismo de contração muscular. Qual o papel do sistema nervoso na

contração muscular?

R) O sistema nervoso envia a informação até o músculo e na placa motora libera uma substância chamada acetilcolina, ela por sua vez libera uma quantidade enorme de Cálcio para o citoplasma das células musculares, através do retículo endoplasmático rugoso e do meio externo. Quando estão na estrutura de miosina e actina torna-as ativas e esse gasto de energia elas se puxam o que realiza a contração.

4)Explique os tipos de fibras musculares estriadas esqueléticas.

R) Musculatura estriada esquelética (contração voluntária, dependente da vontade do indivíduo): Formada por células multinucleadas com estrias longitudinais e transversais. Forma os músculos, órgãos ligados à estrutura óssea, permitindo a movimentação do corpo.

E a musculatura estriada cardíaca (contração involuntária): Constitui as células binucleadas do miocárdio (musculatura do coração), unidas por discos intercalares que aumentam a adesão entre as células. Fator importante para uma contração rítmica e vigorosa, mantendo a circulação do sangue no corpo.

5) Explique as funções das valvas cardíacas durante o ciclo cardíaco e como é transmitido o impulso elétrico pelo coração.

R) A função das valvas é direcionar o fluxo do sangue no interior das cavidades do coração e destas para as grandes artérias.

1. O impulso elétrico sai do nó SA e vai para o atrito direito e esquerdo, fazendo contraírem juntos. Isso acontece em 4 segundos, então acontece um atraso natural para permitir que os átrios contraiam e os ventrículos se encham de sangue. O impulso elétrico então vai para o nó atrioventricular. Depois, o impulso elétrico vai para o feixe de Hiss e se ramifica nos feixes direito e esquerdo onde se espalha rapidamente usando as fibras de Purkinje para os músculos do ventrículo direito e esquerdo, que se contraem ao mesmo tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com