TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAIS AS CÉLULAS QUE COMPÕEM O TECIDO NERVOSO E SUAS FUNÇÕES

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.716 Palavras (7 Páginas)  •  886 Visualizações

Página 1 de 7

Disciplina:CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO II    

Tarefa: ATIVIDADE DO CICLO 1

Nome: EGON ZENI RIBEIRO

RA: 1144012

Turma: DGEF1401CRTT

Parecer do Tutor:

OBJETIVOS DA ATIVIDADE

Conhecer os principais conceitos de Fisiologia; Compreender as funções do sistema nervoso; Interpretar os processos pelos quais o sistema nervoso processa os estímulos e gera as respostas necessárias; Conhecer as estruturas do sistema muscular e os tipos de músculo; Conhecer e analisar os mecanismos envolvidos na contração muscular; Compreender o sistema circulatório; Interpretar a circulação pulmonar e a circulação sistêmica; Compreender a fisiologia cardíaca e os tipos de circulações.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Com base nos estudos das unidades 1, 2, 3 e 4 do CRC de Fisiologia Humana Geral e Aplicada, que trataram dos principais conceitos em fisiologia celular, fisiologia do sistema nervoso, fisiologia muscular e cardíaca, responda às questões a seguir. Depois, envie-as ao Portfólio, intitulando o exercício de Atividade de Fisiologia.

QUAIS AS CÉLULAS QUE COMPÕEM O TECIDO NERVOSO E SUAS FUNÇÕES

Os principais componentes celulares são os neurônios e as células da glia.

Os neurônios são capazes de receber estímulos e conduzir as informações para outras células através do impulso nervoso. O neurônio é uma célula extremamente estimulável, capaz de perceber as pequenas variações que ocorrem ao seu redor e, assim, reagem a eles promovendo uma alteração elétrica que percorre sua membrana, denominada impulso nervoso. A unidade básica da estrutura e do funcionamento de qualquer sistema nervoso é o neurônio. Apesar dos neurônios serem muito semelhantes a todas as outras células, na sua organização geral e nos seus sistemas bioquímicos, eles possuem características únicas e cruciais ao funcionamento do sistema nervoso. São células nervosas altamente especializadas na transmissão de informações, pois nelas as propriedades de excitabilidade e de condução das mensagens nervosas estão muito desenvolvidas. São os neurônios que constituem a base das funções desempenhadas pelo sistema nervoso e que permitem que as células nervosas funcionem como um impulso elétrico, que emitem mensagens de uma parte do organismo para outra, permitindo suas ações.

As células da glia, cuja função é nutrir, sustentar, proteger, auxiliar os neurônios e modulação da atividade neural.

COMO OS NEURÔNIOS SE COMUNICAM E QUAL É A IMPORTÂNCIA DA BAINHA DE MIELINA

As conexões entre eles são estabelecidas pelas próprias células nervosas e permitem a transmissão do estímulo recebido a outros neurônios, o que gera uma reação em cadeia. Os neurônios são constituídos de três partes: corpo celular, axônio e dendritos. A comunicação entre eles ocorre entre o axônio e as espinhas dendríticas. A informação elétrica de um neurônio é transmitida para outro por meio de liberação de pequenas moléculas, chamadas neurotransmissores, em um espaço muito pequeno entre as membranas dos neurônios conhecido como fenda sináptica. Estes neurotransmissores liberados pelo axônio são capazes de se ligar a receptores presentes nas espinhas dendríticas do outro neurônio, fazendo com que eles fiquem permeáveis a íons sódio. O aumento de cargas positivas dentro do neurônio promove a propagação da informação elétrica chegando até o ponto onde acontecerá a ação.

 Quanto maior a bainha, mais rápida será a sinapse entre os neurônios ou fibras musculares. A bainha de mielina tem a função de acelerar a velocidade da condução do impulso nervoso e serve como isolante. É uma bainha rica em lipídeos revestindo muitos axônios tanto no sistema nervoso central como no periférico. A bainha de mielina é um isolante elétrico que permite uma condução mais rápida e mais energeticamente eficiente dos impulsos.

EXPLIQUE O MECANISMO DE CONTRAÇÃO MUSCULAR E QUAL O PAPEL DO SISTEMA NERVOSO NA CONTRAÇÃO MUSCULAR

Primeira coisa que precisa acontecer é o impulso nervoso, esse potencial de ação ele é propagado por um neurônio chegando então até a celular muscular. O espaço entre o neurônio e a célula muscular é chamado de sinapse neuromuscular ou junção neuromuscular, e nesse espaço o neurônio que envia o comando ao músculo ele deve contrair, ele libera substâncias chamadas de neurotransmissores, no caso o neurotransmissor liberado e a acetilcolina. A acetilcolina ao se ligar nos receptores da membrana sarcoplasmática dessa célula muscular, que nada mais é do que a membrana plasmática das células musculares, nome dado apenas em especial, vai estimular uma despolarização dessa membrana sarcoplasmática através de um fluxo de sódio, esse fluxo de sódio que leva essa despolarização, assim como acontece na despolarização dos neurônios, vai ser propagado até as regiões chamadas de túbulos T. Nos túbulos T essa despolarização estimula a saída de cálcio armazenado no reticulo sarcoplasmático das células musculares, que nada mais é do que o reticulo endoplasmático liso, com um nome especial nessas células que compõem o músculo. Esse cálcio então que estava armazenado ao sair do músculo estimula sua contração, como? Agente sabe que os músculos são compostos por proteínas contrateis, as principais proteínas contrateis são a actina e miosina, arranjadas em unidades chamadas de sarcômeros, esses sarcômeros possuem actina no seu meio externo ou periferia e miosina no seu meio interno. Na hora que eu tenho o cálcio saindo do reticulo sarcoplasmático para o meio citoplasmático eu posso então ligar as fibras de miosina na actina, e a ligação dessas fibras permite o encurtamento dessa unidade chamado de sarcômero, esse encurtamento leva a contração da célula muscular ou fibra muscular e conseqüentemente a contração do músculo. Importante lembrar que para contrair eu gasto energia em forma de ATP, assim como para relaxar eu gasto energia na forma de ATP. Então para encurtar o sarcômero e desfazer a ligação das cabeças de miosina na actina, eu também vou estar gastando energia. Importante também lembrar que o cálcio funciona de que maneira permitindo o encurtamento do sarcômero, ele vai deixar exposto dos sítios de ligação da miosina na actina, por isso, que na presença de cálcio eu consigo ligar essas fibras para que haja contração muscular ou podemos chamar de processo contrátil.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (453.2 Kb)   docx (234.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com