TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Celulas Eucariontes

Exames: Celulas Eucariontes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

Organismo cujas células têm o núcleo individualizado por um invólucro nuclear, células eucarióticas. Palavra de origem eu + karion que significa verdadeiro + núcleo.

Os organismos eucariontes podem ser unicelulares – protistas e alguns fungos como as leveduras ou multicelulares – fungos, plantas e animais. As células eucarióticas têm uma estrutura mais complexa que as células procarióticas e possuem estruturas endomembranares, organelos.

As células apresentam uma grande diversidade morfológica de acordo com o organismo a que pertencem e a função que desempenham. Células animais e vegetais apresentam algumas diferenças estruturais que lhes conferem características específicas. As células dos fungos são muito semelhantes às células animais mas apresentam algumas diferenças significativas como: parede celular com quitina e possuem poros – septos – que permitem a passagem de citoplasma, organelos e, por vezes, núcleos entre diferentes células, não havendo uma separação efectiva entre células.

Todas as células eucarióticas possuem:

* membrana celular (ou membrana plasmática): estrutura fina e dinâmica que regula o fluxo de materiais entre a célula e o meio externo.

* citoplasma: massa semifluida, aparentemente homogénea, designada citosol ou hialoplasma, no seio do qual se encontram várias estruturas membranadas.

* núcleo: estrutura rodeada pelo citoplasma e delimitada pelo invólucro nuclear. O invólucro possui numerosos poros que permitem a comunicação entre o interior do núcleo e o citoplasma. No seu interior o núcleo contém um fluído, nucleoplasma, onde se encontram massas de cromatina que constituem o material genético nuclear (as mitocôndrias e os cloroplastos possuem o seu próprio material genético independente). Por vezes, também se podem observar estruturas esféricas, nucléolos, constituídas por proteínas e ácidos nucleicos (ribonucleoproteínas).

Para além destas três estruturas comuns as células eucarióticas podem apresentar muitos outros organelos.

* mitocôndrias: organelos que se auto-replicam. A sua abundância, forma e tamanho varia conforme o tipo de célula e a actividade da mesma. As mitocôndrias possuem o seu próprio genoma e ribossomas e têm dois sistemas de membranas separando um espaço inter-membranar: a membrana externa que envolve todo o organelo e a membrana interna que possui invaginações, denominadas cristas. As mitocôndrias têm um papel muito importante na produção de energia nas células eucarióticas, sendo o local onde se dá a respiração.

* retículo endoplasmático: sistema de sáculos e vesículas envolvido na síntese de proteínas, lípidos e hormonas e no transporte e maturação de proteínas e outras substâncias. Pode ser rugoso se associado a ribossomas (estruturas onde se dá a síntese proteica, tradução) ou liso na ausência de ribossomas.

* complexo de Golgi (estrutura descoberta por Camillo Golgi em 1898, que foi galardoado com o Prémio Nobel em 1906): conjunto de cisternas achatadas e de vesículas que intervém em fenómenos de secreção e digestão intracelular.

*ribossomas: pequenas estruturas constituídas por RNA e proteínas, organizados em duas subunidades (pequena e grande), por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com