TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Citologia E Histologia

Ensaios: Citologia E Histologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO DE CITOLOGIA E HISTOLOGIA

1- Quais são as principais funções do tecido epitelial ?

São o revestimento e a proteção da superfície do corpo, e a absorvição de substancias como o intestino e as vias respiratórias.

2- Como podemos classificar o tecido epitelial:

a) Quanto ao numero de camadas.

Simples: so uma camada celular; estratificado: mais de uma camada celular; pseudo-estratificado: possui apenas uma célula, mas suas camadas tem tamanhos diferentes e suas posições estão invertidas alternamente.

b) Quanto a forma das células.

Epitelio pavimentoso: quando as células são achatadas como escamas; epitélio cúbico: quando as células tem forma de cubo; epitélio prismático cilíndrico: quando a células são alongadas em forma de coluna.

3- Explique o que quer dizer epitélio de transição.

Quando as células muda sua forma e apresentam tamanho diferentes. A vase é cúbica e o ápice é globoso e apresenta varias camadas. Ex: a bexiga que tem a forma cúbica mais torna-se achatadas quando submetidas ao estiramento causada pela dilatação do órgão ao acumulo de urina.

4- Cite as principais funções do tecido epitelial de revestimento.

Proteção das superfícies externas e internas. Ex: epiderme (externa) e revestimento de cavidades (interna) mucosa intestinal, bucal, estomacal e nasal; absorção de nutrientes e secreção de substancias como glândulas salivares, hormonais, sudoríparas, sebácea .

5- Cite as principais caracteristicas do tecido epitelias glandular.

É formado por um conjunto de células especializadas cuja função é a produção e liberação de secreção.

6- Como podemos classificar as glandulas:

a) Quanto a organização.

Unicelulares- Células glandulares isoladas. (Por exemplo, a célula caliciforme presente no revestimento do intestino delgado ou do trato respiratório), multicelulares- Compostas de agrupamentos de células

b) Quanto ao local de secreção.

As glândulas exócrinas mantêm sua conexão com o epitélio do qual se originaram. Esta conexão toma a forma de ductos tubulares formados por células epiteliais e através destes ductos as secreções são eliminadas, alcançando a superfície do corpo ou uma cavidade.

c) Quanto a função.

Holocrinas Glandulas cujas células são eliminadas juntamente com os produtos de secreção. As células eliminadas são substituídas a partir de células-fonte existentes na glândula. Ex. Glândula sebácea.

Apócrinas (Após = extremidade): Glândulas cujas células eliminam, juntamente com os produtos de secreção, parte do citoplasma apical (extremidade superior) no qual a secreção fica acumulada. Ex. Glândulas mamárias.

Merócrinas (meros = parte): Glândulas cujas células eliminam somente o produto de secreção, permanecendo o restante da célula intacto. Ex. A maioria das glândulas exócrinas, como as sudoríparas, os ácinos pancreáticos e as salivares.

7- Diferencie glandulas endócrinas de exócrinas.

As glândulas exócrinas mantêm sua conexão com o epitélio do qual se originaram. Nas glândulas endócrinas a conexão com o epitélio foi obliterada durante o desenvolvimento.

8- Porque afirmamos que o pancreas é uma glandula mista.

Porque ele tem função endócrina e exócrina, ou seja produz hormônios que atuam dentro do próprio corpo e hormônios que serão secretados para fora do organismo.

9- Diferencie tecido epitelial de tecido conjuntivo.

O tecido epitelial é composto por células que estão muito juntas entre si, ou seja o espaço extracelular é quase inexistente, e é avascular e não possui vasos sanguíneos e por isso não sangra, visto constituir por exemplo a pele, e se não fosse assim sempre que nos arranhássemos sangraríamos muito.

Já no tecido conjuntivo, as células não estão juntas, existe um grande espaço extracelular entre elas, e é bastante vascularizado, mesmo muito. Um tipo de tecido conjuntivo é, por exemplo, o nosso sangue.

10- Como é a constituição da substancias intercelular dos tecidos conjuntivos.

A substância intercelular ou intersticial dos tecidos conjuntivos preenche os espaços entre as células e apresenta-se constituída de duas porções: a substância amorfa e as fibras.

11- Como é a principal constituição da substancia intercelular amorfa.

Substância intercelular amorfa é constituída principalmente por água, polissacarídeos e proteínas.

12- O que são fibras? Como podemos classificá-las? Defina cada uma.

São de natureza protéica e se distribuem conforme o tipo de tecido. Colágenas - as fibras mais frequentes do tecido conjuntivo; formado pela proteína colágeno - de alta resistência à tração -, têm coloração esbranquiçada; elásticas - fibras formadas fundamentalmente pela proteína elastina são dotadas de elasticidade, cedendo (ao contrário das colágenas) facilmente à tração; porém, na ausência de forças deformantes, as fibras elásticas voltam a assumir a forma inicial; mais delicadas que as fibras colágenas, têm coloração amarela; reticulares - as fibras mais finas do tecido conjuntivo; são constituídas por uma proteína chamada reticulina, muito semelhante ao colágeno.

13- Os tecidos conjuntivos são constituídos por vários tipos de células. Cite as principais definindo cada.

Células mesenquimatosas indiferenciadas- São capazes de formar qualquer outra célula do tecido conjuntivo, com exceção dos macrófagos e dos plasmócitos.

Fibroblastos-. As células mais freqüentes do tecido conjuntivo. Têm grande atividade na síntese de proteínas necessárias à organização e manutenção da substância intercelular.

Macrófagos- Células grandes, com alta capacidade de realizar fagocitose. Originam-se dos monócitos, glóbulos brancos que atravessam os capilares sangüíneos e, através de movimentos amebóides, deslocam-se ao longo do tecido conjuntivo.

Mastócitos. Também são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com