TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coluna Lombar

Trabalho Universitário: Coluna Lombar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  4.202 Palavras (17 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 17

Coluna Lombar e Pelve.

Anatomia da coluna vertebral

1.Introdução

A coluna vertebral é uma parte da estrutura corporal dos vertebrados, que quando encontrada segmentada nos animais com crânio protegendo o cérebro, caracteriza os animais do grupo dos vertebrados.

Um pilar anatômico de sustentação, formado por uma série de ossos (vértebras). As 33 vértebras agrupadas em: 7 vértebras cervicais, 12 vértebras torácicas, 5 vértebras lombares, 5 vértebras sacrais e cerca de 4 vértebras coccígeas. O comprimento médio da coluna vertebral no sexo masculino é de 71 cm e no sexo feminino de 61cm.

Sua estrutura é diferenciada evolutivamente e especializada para favorecer o desempenho das funções cuja principal função está relacionada à mobilidade, contudo também é suporte a aspectos como:

 Viabilidade e manutenção da postura ereta do tronco e a mobilidade dos membros superiores e inferiores;

 Possibilitar agilidade e movimento dos membros superiores e inferiores;

 Atua na promoção de órgãos e vísceras vitais, proporcionadas com auxilio das costelas;

 Promove absorção e dissipação de choques mecânicos e pressão gravitacional;

 Proteção da porção ramificada do sistema nervoso central (medula);

 A flexibilidade é sua principal função, pois as vértebras permitem a movimentação do tronco e da cabeça em todas as direções.

Vista anterior, lateral esquerda e posterior.

Curvaturas normais da coluna

CIFOSE

Geralmente, é um aumento exagerado na curvatura torácica uma pessoa cifótica, em linguagem popular, é conhecida como corcunda. Quando ocorre uma inversão na direção das curvaturas lombar e cervical estas deformidades são conhecidas como cifose cervical e cifose lombar.

A cifose torácica pode ser uma compensação de uma lordose lombar ou devido à compressão dos corpos vertebrais, como na osteoporose. Já as cifoses lombares e cervicais, geralmente são acompanhadas de escoliose, e são conseqüentes ao crescimento desigual de vértebras (presença de hemivértebras ou vértebras em forma de cunha).

LORDOSE

A lordose é um aumento exagerado nas curvaturas cervical e lombar. Pode ser uma compensação de uma cifose ou à flacidez muscular com ou sem aumento de peso anterior à coluna - como na obesidade e na gravidez.

ESCOLIOSE

A escoliose é a deformidade em que existe uma ou mais curvaturas laterais da coluna. Pode ser funcional (ou fisiológica) e estrutural (ou patológica).

1- Médula espinhal,

2- Raiz nervosa espinhal dorsal,

3- Gânglio da raiz dorsal,

4- Raiz ventral,

5- Nervo espinhal,

6- 6 e 7- disco intervertebral (aqui com exemplo de hérnia de disco: a parte vermelha central está herniada póstero-lateralmente sobre raiz nervosa, "4", provocando compressão dessa), 6- Anulus fibrosus, 7- Nucleus pulposus,

7- Corpus vertebrae.

Discos Intervertebrais

A coluna pode se curvar e se torcer, pois possui coxins flexíveis, ou discos,entre as vértebras. Os discos são estruturas achatadas, com uma polpa gelatinosa central denominada núcleo e um revestimento externo extremamente resistente, denominado anel fibroso.

O apoio articular entre os corpos vertebrais é realizado pelos discos de cartilagem chamados de discos intervertebrais. O disco intervertebral constitui-se de uma estrutura fibrocartilaginosa formada por anéis concêntricos em sua porção externa e um núcleo gelatinoso formado por substâncias hidrófilas (muco polissacarídeos) que garantem essa hidrófila (retenção de água), mantendo a capacidade de hidratação e flexibilidade do disco. As vértebras desde C2 (segunda vértebra cervical) até S1 (primeira vértebra sacra) são interpostas por estruturas discais chamadas de discos intervertebrais.

Ao todo são 23 discos, o anel fibroso concêntrico suporta as pressões submetidas à coluna vertebral, transmitida pelos corpos vertebrais. Um núcleo gelatinoso, através do seu deslocamento, estimula o anel fibroso na retenção das pressões e orienta o todo corporal quanto à posição da coluna vertebral. Essa orientação é dada através dos ramos do nervo sino vertebral ou nervo de Luschka. Este nervo "comunica" os estímulos recebidos, revelando aos músculos eretores da espinha as linhas de força de pressão sobre a coluna vertebral. Sua localização é a porção posterior do disco e o mesmo se comunica com a raiz nervosa emergente da coluna. Os corpos das vértebras apresentam cerca de três quartos do comprimento da parte móvel da coluna vertebral e os discos intervertebrais representam o outro quarto.

Articulações e Facetarias

As vértebras também se ligam uma as outras através de pares de pequenas articulações que se localizam atrás da coluna uma de cada lado. Elas podem ser afetadas pelo esforço excessivo ou pelo desgaste e podem desenvolver protuberâncias que causam pressão nos nervos.

Rede Nervosa

O sistema nervoso se assemelha, em certos aspectos, a uma rede telefônica que leva mensagens do seu cérebro as várias partes do seu corpo e as traz de volta novamente. Mensagens que seguem pelos nervos eferentes fazem os músculos se contraem e, assim, controlam movimentos como o caminhar. Mensagens que seguem pelos nervos aferentes transportam as sensações, que acabam chegando ao seu cérebro, levando-o a experimentar sensações como o toque ou a dor.

Medula Espinhal

Um "cabo" de tecido nervoso, conhecido como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com