TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação coluna lombar

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 3

Coluna Lombar

IRM

[pic 1]

Imagem de ressonância magnética (IRM) com vistas sagitais mostrando um desquite em L4-L5, com atividade aumentada nas vértebras adjacentes. É possível visualizar osteófitos em região posterior das vértebras mencionadas comprimindo a medula com diminuição de articulação intervertebral e superfícies irregulares das vértebras. A imagem também mostra a coluna lombar retificada.

Raio X

[pic 2]

Na primeira imagem: Raio X em Vista lateral mostrando escorregamento da vértebra  L4 a frente de L5 e diminuição articular, com fraturas em para articulares de L3 e L4. Na segunda imagem: Raio X de vista lateral, mostra intervenção cirúrgica com sistema de fixação da coluna lombar, parafusos com as extremidades anteriores ficadas nos corpos vértebras. Terceira imagem: visão do sistema de fixação com incidência anterior posterior para visualização posterior da coluna lombar.

Coluna Cervical

IRM:

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

Na imagem de ressonância magnética, podem observar uma acentuação da lordose cervical, alterações degenerativas da coluna vertebral cervical com osteófitos. Facetas articulares com discretas alterações degenerativas de C5 a C7 à direita.

Raio x

[pic 6]

Na imagem do Raio x,observa que foi realizada uma artroplastia cervical, devido a uma hérnia de disco. Na artroplastia o implante é colocado, porém mantendo o movimento da coluna.

Coluna Sacral

IRM

[pic 7]

Na imagem de ressonância magnética, a imagem1 sem contraste e a imagem 2 com contraste, nota-se a impregnação de certas áreas do tumor. A imagem 3 o tecido neoplásico brilha devido ao grau de hidratação. O tumor está localizado no sacro e se estende de forma limitada aos tecidos próximos.

Raio x

[pic 8]

Plano coronal oblíquo mostrando espaços articulares preservados e simétricos, com superfícies regulares. O espaço é considerado normal entre 2,0mm e 4,0mm.

Coluna Torácica

IRM:

[pic 9]

Raio x

[pic 10]

Na imagem1 observa-se uma escoliose em formato S com grau elevado. Ao lado na imagem2 a mesma coluna vertebral torácica após a cirurgia para a correção da escoliose (artrodese).

Avaliação Postural – Simetrógrafo

Vista anterior:

[pic 11]

Na vista anterior podemos observar que existe uma alteração em relação ao nível do acrômio direito (mais baixo) comparado com o acrômio esquerdo (mais alto), sendo assim a pessoa avaliada pode ter uma escoliose a direita, em relação ao joelho vista anterior podemos observar que o mesmo apresenta uma característica de joelho valgo, já que a articulação do joelho se encontra primeiro do que os pés. Os pés quando avaliados pode observar que o arco longitudinal não é marcado, sendo assim podemos classificar como um pé plano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (563.7 Kb)   docx (673.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com