TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIDROGINÁSTICA NO PERÍODO GESTACIONAL: BENEFÍCIOS PARA A COLUNA LOMBAR

Pesquisas Acadêmicas: HIDROGINÁSTICA NO PERÍODO GESTACIONAL: BENEFÍCIOS PARA A COLUNA LOMBAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  4.193 Palavras (17 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 17

HIDROGINÁSTICA NO PERÍODO GESTACIONAL: BENEFÍCIOS PARA A COLUNA LOMBAR

Karina Martinatto Mediani

Orientador Dra. Maria Teresa Krahenbuhl Leitão

Prof. Co- Orientador Renata Costa Toledo Russo

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE JUNDIAÍ

Resumo

A coluna lombar sofre alterações no período gestacional, ocasionando desconfortos para a gestantes como dores e perda de equilíbrio. As atividades físicas antigamente não eram indicadas no período gestacional, porém nos dias atuais é comum que os médicos indiquem a prática para o alívio dos sintomas. A atividade mais indicada é a hidroginástica, que é uma atividade aquática que, por ser realizada em um ambiente aquático não oferece impacto às articulações, surgiu como forma de tratamento terapêutico na Europa e hoje é utilizada para condicionamento físico, fortalecimento e tratamento de algumas patologias. O objetivo do trabalho é compreender o porquê das alterações fisiológicas no organismo e como as aulas de hidroginástica, colaboram para o alívio dos desconfortos que as mulheres nesta fase sofrem. O trabalho foi feito como pesquisa bibliográfica, utilizando fontes de artigos científicos, monografias e livros. Podemos concluir que praticar atividade física na gestação é saudável para a mãe a para o bebê, pesquisas mostraram que bebês de mulheres fisicamente ativas nasceram mais fortes que os de mulheres sedentárias e as mesmas tiveram uma recuperação pós parto melhor. A pratica de hidroginástica em especial, é a mais indicada pelos médicos por não oferecer nenhum tipo de impacto nas articulações que sofrem um afrouxamento principalmente no último trimestre de gestação, e seus exercícios além de fortalecer a musculatura, aliviam os sintomas de dores na coluna lombar.

Palavras - Chave : Hidroginástica , Gestação , Coluna Lombar

Introdução

O período gestacional é uma fase na qual a mulher passa por inúmeras alterações hormonais e fisiológicas em seu corpo, como por exemplo aumento de peso, perda de equilíbrio, alterações na coordenação motora, dores abdominais devido ao crescimento uterino, dores lombares devido a mudança do eixo da coluna vertebral, entre outros.

As alterações fisiológicas ocorrem para que o corpo da mulher consiga, da melhor forma, sustentar o feto durante todo o período gestacional, muitos estudos mostram que a grande maioria das gestantes, sentem dores na região da coluna lombar, principalmente a partir do inicio do segundo trimestre de gestação .

Isso ocorre, pois, nessa fase, a mulher carrega o peso do feto, da placenta e do liquido amniótico, que ocupam a maior parte do ventre comprimindo órgãos e vísceras e mudando o eixo da coluna lombar para que haja melhor sustentação da barriga, consequentemente aumentando o grau de lordose.

A lordose é a curva que se observa no perfil de uma coluna vertebral, a lordose lombar é o aumento desta curvatura, que pode ocorrer por diversas razões e em diversas fases do crescimento.Em crianças e adolescentes a mais comum é a lordose postural, a incidência é maior em mulheres do que em homens devido ao uso do salto alto, na gestação ela ocorre devido a mudança do eixo da coluna da mulher.

O tratamento da lombalgia em gestantes é dado principalmente com medicações e atividade física regular, as atividades aquáticas são as mais indicadas, pois não oferecem impacto nas articulações que neste período ficam mais sensíveis devido ao aumento da produção de relaxina.

As propriedades físicas da água têm função importante para o fortalecimento da região lombar em gestante, pois fortalecem a musculatura com o peso do próprio corpo. As aulas de hidroginástica, além de possuírem essas propriedades, oferecem a gestante benefícios como, convívio social, condicionamento físico, ativamento da circulação sanguínea, dando a sensação de bem estar, e alivio dos sintomas de dores na região lombar.

Objetivo Geral

O objetivo deste trabalho é pesquisar quais as alterações, referentes à coluna lombar, ocorrem na mulher durante a gestação, por que elas acontecem, e através disso analisar como, as aulas de Hidroginástica neste período pode auxiliar no alivio dos sintomas.

Objetivo Específico

Este trabalho deu ênfase no estudo do tratamento da lombalgia no período gestacional, através de aulas de hidroginástica. Para isso devemos compreender o que ocorre com a coluna vertebral nesta fase, as propriedades físicas da água e como elas podem auxiliar no tratamento destes sintomas, também devemos entender quais os cuidados na prescrição de atividades aquáticas e a importância deste tipo de tratamento para a mulher de maneira geral.

Período Gestacional

O período gestacional é uma fase que a mulher passa por inúmeras mudanças e adaptações em seu organismo, que começam desde as primeiras semanas de gestação.

Para que a gestação se complete são necessários 280 dias que equivalem a 40 semanas, que é o tempo para que o bebê esteja totalmente formado e em condições saudáveis para o nascimento, as semanas são divididas em três fases, ou três trimestres, e cada uma corresponde a uma fase do desenvolvimento do novo ser.

O primeiro trimestre, que dura da 1º a 13º semana, é a fase mais delicada da gestação, pois a incidência de abortos naturais por má formação fetal é relativamente alta, por isso nessa fase, a mulher deve ser bastante cautelosa em suas ações e alimentações. Nessa fase gestacional a mulher costuma sentir cansaço, fica menos ativa e necessita de maior tempo de sono, segundo Knoplich (1982, p.166) “Os músculos ficam enfraquecidos e muito fatigados, e com isso a estrutura mecânica das costas, em geral, fica alterada.”

Surgem dores relativamente intensas nas costas nesse período de adaptação.

O segundo trimestre, dura da 14º a 27º semanas, é o mais tranqüilo para a mãe, se a gestação estiver sem riscos a gestante pode iniciar atividades físicas moderadas, pois o embrião já se transformou em feto. Porém sempre com acompanhamento de um profissional qualificado para que não haja lesões na mulher. “As forças da gravidade aumenta a ação sobre a barriga como se puxassem a barriga para baixo, e para contrabalançar a coluna aumenta a curvatura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com