TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Complicações Para Queimaduras

Casos: Complicações Para Queimaduras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 3

Complicações

As queimaduras de primeiro grau, as mais superficiais, têm uma evolução favorável e, apesar de serem dolorosas, não originam complicações significativas, tendo a tendência para desaparecerem sem deixar sequelas. Por outro lado, as de segundo grau e, sobretudo, as de terceiro grau, mais profundas, para além das sequelas estéticas e funcionais que podem provocar a nível local devido à formação de cicatrizes, podem originar várias complicações, entre as quais é possível destacar duas, dada a sua frequência e gravidade: a infecção e, quando são extensas, o choque hipovolémico.

Existe perigo de infecção em todas as queimaduras de segundo e terceiro grau, independentemente da sua extensão, já que representam uma via de acesso para os microorganismos que entrem, eventualmente, em contacto com a área lesionada e, para além disso, os tecidos enfraquecidos constituem um meio favorável para a proliferação dos micróbios. Caso não se proceda à adequação das devidas precauções, considerando as queimaduras como feridas potencialmente contaminadas, pode-se produzir uma infecção a nível local e até um processo infeccioso geral que coloque a vida em perigo, como ocorre em caso de septicemia ou tétano.

Por outro lado, as queimaduras extensas podem desencadear um quadro de choque, já que a ação do calor provoca a desnaturalização das proteínas plasmáticas, o aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos e a saída maciça de líquido plasmático, o que provoca uma significativa perda plasmática de vários litros. Esta perda implica uma considerável redução do volume da circulação sanguínea que, caso não seja reposta oportunamente, pode originar um quadro de colapso circulatório. Para além disso, deve-se ter presente que as queimaduras extensas podem provocar uma destruição maciça de glóbulos vermelhos pela ação direta do calor sobre os mesmos, com o consequente quadro de anemia, inicialmente oculta pela hemoconcentração, e as suas nefastas consequências. Podem também ocorrer complicações associadas à lesão por inalação são: envenenamento pelo monóxido de carbono, lesão traqueal, obstrução das vias aéreas superiores, edema pulmonar e pneumonia.

Queimaduras ligeiras

• Refrescar a zona afetada através da aplicação de compressas frias e submergi-la em água ou colocá-la sob um jacto de água durante, no mínimo, cinco a dez minutos, até mesmo durante mais tempo, caso se trate de queimaduras provocadas por cáusticos, até que a substância responsável seja totalmente eliminada.

• Retirar qualquer elemento que comprima a área lesionada, como anéis, pulseiras ou relógios.

• Depois de ser arrefecida, deve-se lavar a zona afetada com água e sabonete, passá-la por abundante água e secá-la com muito cuidado, de modo a evitar fricções.

• Desinfectar a zona através da aplicação de um anti-séptico comum, de preferência incolor. Não se deve aplicar pomadas, cremes, loções, manteiga ou qualquer remédio caseiro sobre a ferida.

• Caso a queimadura se localize numa zona exposta a sujidade ou fricções, deve-se revesti-la com uma ligadura bem limpa, de preferência esterilizada, fixada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com