TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Celular

Trabalho Escolar: Comunicação Celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  2.836 Visualizações

Página 1 de 2

O aumento da concentração de glicose no sangue estimula as células B do pâncreas a secretarem insulina. Em poucos minutos, a insulina se distribui pelo corpo, estimulando a captação de glicose, principalmente pelas células adiposas e pelas células musculares, fazendo reduzir a níveis normais a concentração sanguínea de glicose. A resposta neste caso é rápida porque nas células B do pâncreas existe constantemente insulina pronta para ser liberada, e existe uma reserva de receptores para insulina e de moléculas transportadoras de glicose na membrana plasmática das células musculares e adiposas.

Embora a grande maioria dos hormônios seja hidrossolúvel e atue sobre receptores situados na membrana plasmática, alguns são lipossolúveis, atravessam a membrana celular com facilidade e se fixam a receptores localizados no citoplasma e no núcleo das células-alvo. São exemplos de hormônios lipossolúveis os hormônios esteroides e os hormônios da glândula tireoide (tetraiodotironina (T4) e tri-iodotironina (T3)). Os hormônios esteroides e os da tireoide são transportados no plasma sanguíneo ligados a proteínas transportadoras, mas, no momento de travessar a membrana plasmática, as proteínas transportadoras são separadas dos hormônios, e somente estes atravessam a membrana celular.

São exemplos de hormônios esteroides o hormônio sexual masculino (testosterona), os femininos (estrógeno e progesterona) e os corticoides, hormônios produzidos pela camada cortical da glândula adrenal.

Outra diferença entre os hormônios hidrossolúveis e os lipossolúveis diz respeito ao tempo de permanência no sangue e nos fluidos teciduais. Geralmente, os hormônios hidrossolúveis são eliminados do sangue poucos minutos após serem secretados. Ao contrário, os hormônios esteroides persistem no plasma sanguíneo durante horas, e os hormônios da tireoide por tempo ainda mais longo, muitas vezes durante dias. Isso significa que os hormônios lipossolúveis tendem a mediar respostas mais prolongadas.

Todos os hormônios hidrossolúveis são captados por receptores localizados na membrana plasmática das células-alvo. Alguns, como os receptores para insulina, são denominados catalíticos, porque, quando ativados, funcionam como enzimas, geralmente quinases protéicas.

Contudo, a maioria das moléculas sinalizadoras hidrossolúveis age sobre receptores que atuam por intermédio de uma cadeia de moléculas, que modifica os níveis intracelulares de AMP cíclico ou Ca2+. AMP cíclio e Ca2+ são denominados mediadores ou mensageiros intracelulares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com