TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos básicos De Genética Mendeliana

Artigos Científicos: Conceitos básicos De Genética Mendeliana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 2

Exemplificando os conceitos

Gene: Responsável por carregar determinadas características. Cada gene, uma característica (ex: cor do cabelo, cor dos olhos, cor da pele, tipo sanguínio, intolerância a lactose, entre outras.) Os seres humanos têm aproximadamente 20-25 mil genes.

A célula humana possui 46 cromossomos ( ou 23 pares). Durante a fecundação ocorre a junção das células sexuais ( únicas células a possuirem 23 cromossomos) , assim, forma-se o zigoto que possui 46 cromossomos. Quando ocorre a união das células sexuais, cada cromossomo se uni ao seu par correspondente ( cromossomo 1 com 1, 2 com 2 e assim por diante, até o 23º). Os cromossomos do zigoto receberam genes vindo de seus genitores. Então, se um homem de olhos azuis tiver um filho com uma mulher de olhos escuros, o filho desse casal receberá os dois genes: para olhos claros e ecuros.

Heterozigoto: Quando os genes são diferentes.

Homozigoto: Quando os genes são iguais.

Genótipo: “Não vemos”. São os genes. Por exemplo: O homem possui “genes” para olhos azuis.

Fenótipo: “O que é mostrado”. Exemplo: O homem possui olhos azuis.

Dominante: O gene dominante é aquele que determina a característica hereditária. Olho escuro é uma característica dominante, então mesmo que o filho herde de seu pai genes para olhos claros, ele poderá nascer com olhos escuros. O gene dominante pode ser Dominante Homozigoto, ou puros, pois possuem genes iguais, representados por letras maiúsculas, AA, BB, VV; ou pode ser Dominante Heterozigoto, ou hibrido, possuim genes diferentes, representados por uma letra maiúscula e uma minúscula, Aa, Bb, Vv.

Recessivo: É como se ele fosse um gene “defeituoso”, ele só se manifesta na ausência de um gene dominante. Ter olhos claros é uma característica recessiva, a pessoa só terá olhos claros se ela NÃO carregar nenhum gene para olhos escuros. São representados por letras minúsculas, aa, bb,vv. O caracter recessivo só se manifesta em dose dupla, ou seja, Recessivo Homozigoto.

Exemplo de cruzamento genético:

1) Um homem de olhos azuis (caracter recessivo) casou-se com uma mulher de olhos escuros(dominante homozigoto). A partir desse cruzamento, quais os possiveis genótipos de seus herdeiros?

2) Um homem de olhos azuis (caracter recessivo) casou-se com uma mulher de olhos escuros(dominante heterozigoto). A partir desse cruzamento, quais os possiveis genótipos de seus herdeiros?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com