TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos básicos de neurociência

Abstract: Conceitos básicos de neurociência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Abstract  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 6

Prancha 199

Tronco cerebral bulbo (vista central)

18 Fissura mediana anterior

19 Pirâmide: A pirâmide é composta por um feixe compacto de fibras descendentes que ligam as áreas motoras do cérebro aos neurônios motores da medula. Este feixe forma o trato córtico-espinhal ou trato piramidal e está relacionado com motricidade voluntária, ou seja, principalmente movimentos de partida, como iniciar uma caminhada ou o movimento de um braço.

20 Oliva: As olivas estão relacionadas com motricidade involuntária ou automatizada.

21 bulbo-pontino: O bulbo continua caudal mente com a medula espinhal, e não existe uma linha de demarcação nítida entre as duas estruturas. Superiormente, o bulbo limita-se com a ponte, e o limite é determinado por um sulco horizontal visível, o sulco bulbo-pontino. A superfície do bulbo é percorrida longitudinalmente por sulcos, que são contínuos com os sucos existentes na medula. Estes sulcos delimitam as áreas anterior, lateral e posterior do bulbo.

Prancha 202

Tronco cerebral- parte vista occipital

26 pedúnculos cerebelar

Pedúnculo cerebelar médio é a estrutura que dá a fixação do cerebelo à ponte.

Existe também o pedúnculo cerebelar inferior, que fixa o cerebelo ao bulbo, e o pedúnculo cerebelar superior, que liga o cerebelo ao mesencéfalo.

Prancha 203

Tronco cerebral mesencéfalo (vista frontal)

27 Pedúnculo cerebral: são dois grandes feixes de fibras com origem nos hemisférios cerebrais. Divergem destes e têm como limite inferior a porção mais rostral da porção caudal do mesencéfalo (constituinte do tronco cerebral). São constituídos por fibras descendentes corticopônticas e cortico-espinhais.

28 fossa: A base do crânio, a parte de baixo da face interna do crânio, é formada por três fossas, a fossa anterior, a média e a posterior. A fossa posterior, como o nome indica, fica na porção de trás do crânio, onde a cabeça une-se ao pescoço.

Pancha 12

O mesencéfalo é uma estrutura do sistema nervoso central, mais especificamente do tronco cerebral. Tem uma direção oblíqua para cima e para frente e localiza-se superiormente à protuberância e inferiormente ao diencéfalo. Assim, o seu limite inferior é o sulco ponto-peduncular (entre a ponte e os pedúnculos cerebrais do mesencéfalo) e o seu limite superior é uma linha imaginária que passa pelos corpos mamilares (do diencéfalo) e pela comissura branca posterior. 1

30 coliculos superiores: Os colículos superiores estão envolvidos nos reflexos visuais e no controlo dos movimentos oculares, mais concretamente nos movimentos sacádicos dos olhos. Têm uma forma ovoide, alongados de dentro para fora e de trás para frente. Cada um relaciona-se com o corpo geniculado externo (do tálamo) correspondente através de um feixe branco, denominado braço conjuntival superior.

31 culiculo inferior: Os colículos inferiores fazem parte da via auditiva. São hemisféricos e menores que os superiores. Vão se relacionar de forma semelhante aos colículos superiores, com os corpos geniculados internos (do tálamo), através dos braços conjuntivais inferiores.

Os colículos superiores estão separados dos inferiores pelo sulco transverso. Outro sulco separa os do lado esquerdo dos do lado direito – sulco anteroposterior – formando uma cruz com o anterior. O sulco transverso continua-se de cada lado com o sulco Inter-braquial, que separa os braços conjuntivais superiores e inferiores. Na extremidade superior do sulco anteroposterior encontra-se a glândula pineal e na extremidade inferior está o freio da válvula de Vieussen, assim como a origem aparente dos nervos patéticos.

Corpo quadrigêmeo: composta por quatro eminências arredondadas – os colículos ou tubérculos quadrigémeos. Estes se encontram dispostos dois a dois, de cada lado da linha média, um acima do outro. Temos, assim, dois colículos superiores e dois colículos inferiores. Superiormente aos colículos superiores, no limite entre o mesencéfalo e o diencéfalo encontra-se ainda o núcleo pré-tectal, de limites mal definidos é responsável pelo controle reflexo das pupilas.

Tronco cerebral

Mesencefálo (vista inferior)

O núcleo rubro localiza-se superiormente à decussação dos pedúnculos cerebelares superiores e posteriormente à substância negra no mesencéfalo.

Aqueduto do mesencéfalo: é um canal que permita a passagem do líquido cefalorraquidiano pelo mesencéfalo, conectando o terceiro ventrículo ao quarto ventrículo.

A substância negra: ou substância nigra é uma porção heterogênea do mesencéfalo responsável pela produção de dopamina no cérebro. Possui papel importante na recompensa e vício.

Pedúnculo cerebral: são dois grandes feixes de fibras com origem nos hemisférios cerebrais. Divergem destes e têm como limite inferior a porção mais rostral da porção caudal do mesencéfalo (constituinte do tronco cerebral). São constituídos por fibras descendentes corticopônticas e cortico-espinhais.

Prancha 209

Cerebro diencefalo

01 Talomo: O tálamo é uma região de substância cinzenta (núcleos de neurônios) do encéfalo. São duas massas neuronais situadas na profundidade dos hemisférios cerebrais.

02 Epitálamo: O epitálamo é um segmento posterior do diencéfalo (um segmento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com