TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepção De Saude Doença

Monografias: Concepção De Saude Doença. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2013  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  2.548 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO

CAPÍTULO 1 – CONCEPÇÃO DE SAÚDE-DOENÇA

E O CUIDADO EM SAÚDE

SÃO PAULO

2013

Atividade Capítulo 1

Síntese – Modelos explicativos do processo de saúde, doença e cuidado.

1- Modelo mágico-religioso ou xamanístico

Nesse modelo, que era predominante na Antiguidade, os povos acreditavam que as doenças eram oriundas de elementos naturais ou de espíritos sobrenaturais. Os sacerdotes, feiticeiros e xamãs, usavam o adoecer como forma de manter a coesão social, sendo assim, o enfermo era o responsável por seus males, tendo em vista que a doença só acontecia quando havia alguma transgressão individual ou coletiva dos códigos de condutas dos deuses.

Já o cuidado era regido pela religião, que realizava rituais para evocar espíritos capazes de acabar com o mal.

Vantagens do Modelo Desvantagens do Modelo

- Garantia a manutenção da coesão social da comunidade;

- Garantia da organização social entre os homens. - Permitia que as pessoas fossem manipuladas;

- Aumentava o poder dos líderes que usavam a doença como exemplo para os que pensavam em transgredir alguma regra.

2- Modelo Holístico

O modelo Holístico considera que os organismos vivos e o meio ambiente funcionam de forma integrada, gerando equilíbrio entre esses elementos. Sendo assim, a saúde só pode existir quando os elementos e humores que compõem o organismo humano estão em equilíbrio. A doença aparece quando há qualquer desequilíbrio entre esses elementos, desequilíbrio que em geral vinha do ambiente externo.

Esse modelo entendia que o corpo era uma totalidade, e o cuidado era a busca pelo equilíbrio entre esse corpo e o meio ambiente.

Este conceito perde o caráter mágico e religioso predominante na ideia anterior e entende que o homem atua ativamente no processo de doença e cura.

Vantagens do Modelo Desvantagens do Modelo

- Busca pelo equilíbrio corporal;

- Pensamento do homem como um todo;

- Aumento da visão de grupo; - Visão de que as causas são sempre externas;

- Manutenção do poder sobre o povo.

3 - Modelo Empírico-racional

Tendo seu início no Egito, esse modelo traz uma maior reflexão filosófica, buscando encontrar explicações que não fossem sobrenaturais para entendermos o processo de saúde e doença. Nesse sentido, utiliza a Teoria de Humores de Hipócrates para explicar o processo de saúde e doença. Essa concepção dá a saúde o significado de harmonia entre os quatro elementos que compõem o corpo humano - água, terra, ar e fogo. A saúde seria o estado de equilíbrio entre esses elementos e, a doença, é entendida como o desequilíbrio dos mesmos.

Além disso, o conceito não se limita ao paciente em si, mas considera também seu ambiente. Sendo assim, a saúde é fruto do equilíbrio dos humores; a doença é resultante do desequilíbrio deles, e o cuidado depende de uma compreensão desses desequilíbrios para buscar atingir o equilíbrio.

Vantagens do Modelo Desvantagens do Modelo

- Busca de explicações não sobrenaturais para a origem das doenças;

- Busca pelo equilíbrio humano e o meio em que vive. - Coloca como causa principal os humores;

4 - Modelo de medicina científica ocidental (biomédico)

Esse é o modelo predominante na atualidade, que tem suas raízes históricas vinculadas ao Renascimento e à Revolução Artístico-Cultural e seus fundamentos definidos pela escola filosófica do filósofo e matemático René Descartes. Em seu Discurso do Método, Descartes constitui fundamentos que persistem no raciocínio médico até os dias atuais: nada que não possa ser identificado como verdade dever ser aceito como tal; toda dificuldade deve ser examinada em tantas partes quanto sejam possíveis para que sejam solucionadas; deve-se sempre partir do mais simples e fácil até chegar ao mais complexo; e revisar exaustivamente os diversos componentes de um argumento a ponto de certificar-se de que nada foi omitido.

Para esse modelo, o conceito de doença é definido como uma inadequação nos mecanismos de adaptação do organismo ou ainda, quando esse organismo é exposto à ações mas não reage a esses estímulos. Nesse modelo, passa-se a focar ainda mais na doença e dividir o corpo em partes cada vez menores para entendê-lo.

Com o advento do capitalismo, o corpo humano é visto como uma máquina, a doença seria o defeito dessa máquina, o médico seria o mecânico e a saúde o seu funcionamento ideal.

Nesse sentido, o cuidado é baseado nessa visão mecanicista, em que o médico é o mecânico que trata a parte do corpo-máquina ou ainda do ambiente.

Vantagens do Modelo Desvantagens do Modelo

- Analisar partes cada vez menores do corpo humano;

- Busca incansável por respostas aos problemas;

- Usa o empirismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com