TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescimento E Desenvolvimento

Monografias: Crescimento E Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  910 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade de crescimento e desenvolvimento.

(1) Explique as bases maturacional e ambiental no desenvolvimento humano.

(R) O processo de desenvolvimento humano normal ocorre de forma ordenada e de acordo com certos padrões gerais: inicialmente o bebê adquire o domínio dos seus 12 músculos óculos-motor, para depois adquirir o domínio dos músculos que sustentam a cabeça e que movem os braços, para depois adquirir os domínios do tronco, das mãos, das pernas e dos pés, após aprendem a articular palavras e frases curtas para depois articular palavras completas, crianças normais apresentam as mesmas sequências no desenvolvimento motor: céfalo-caudal (da cabeça aos pés) e próximo-distal(do tronco aos membros) e enriquecer o ambiente em que a criança vive permite que esta exteriorize o seu melhor, mas não a torna capaz de ser mais inteligente ou mesmo mais ágil.

(2) Cite duas semelhanças e duas diferenças existentes entre o entendimento piagetiano e vigotskiano em relação ao desenvolvimento humano.

(R) Ambos os autores Piaget e Vigotsky descrevem que na fala egocêntrica a criança não tenta se comunicar, pois, o que ela simplesmente faz é um comentário em voz alta do que está fazendo.

Piaget como Vigotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente.

Entretanto, eles discordam com relação à função da fala egocêntrica no comportamento da criança, pois, para Piaget, a fala egocêntrica não cumpre nenhuma função verdadeiramente útil; já Vigotsky, acredita que a fala egocêntrica assume um papel definido e importante. Outro ponto de discordância entre os autores refere-se ao desaparecimento ou transformação de fala egocêntrica, pois, Piaget descreve que a fala egocêntrica simplesmente desaparece; Vigotsky descreve em suas pesquisas é que o desenvolvimento do pensamento vai do social para o individual.

Piaget usou a psicogenética para avaliar o desenvolvimento intelectual da criança.

Vigotsky, a psicologia social.

O primeiro acreditava que a biologia associada à cultura, desenvolvia as habilidades do ser, enquanto o outro concentrava a sociedade a cultura como forma da aprendizagem.

(3) O que significam universalidade e variabilidade no processo de desenvolvimento humano?

(R)É a diferença de cada ser humano independente se é irmão gêmeos idênticos, têm diferentes experiências, e pessoas que trabalham com qualquer grupo de indivíduos supostamente no mesmo estágio de desenvolvimento ficam em geral espantadas pela variabilidade dentro do grupo.

E universalidade é a totalidade de humanos com a variabilidade (várias diferenças) sendo estas muito idênticas.

(4) Como você estruturaria um método de pesquisa para verificar o desenvolvimento motor das crianças matriculadas na escola X (de 1ª a 8ª séries, com 50 crianças em cada turma) considerando que você tem dois anos para finalizar esse estudo e conta com o auxílio de dois outros professores?

(R) O método que mais me identifiquei foi o de coleta de dados, para trabalhar com 50 crianças referente ao método necessita de 3 professores, por que são muitas informações a serem coletadas por entrevistas, medidas comportamentais e por fim observações.

(5) Como você explicaria a uma criança o fato de ser, ao mesmo tempo, parecido e diferente dela nos âmbitos físico, motor, cognitivo, afetivo e social?

(R) Temos que explicar de maneira simples para que as crianças não interpretem alguma parte da explicação diferente a que foi dito, cito o exemplo que nenhum dedo das nossas mãos são iguais, com isso a criança entenderá que as pessoas se parecem iguais, mas são totalmente diferentes, no que faz, se relaciona, a maneira que vê a vida, a maneira que foi educado conta muito, etc..., pois não há nas nossas vidas um cronograma a ser seguido ou receita ou livro para dizer o que deve ser feito ou não.

(6) Compare o modelo de desenvolvimento motor proposto por Harrow e Gallahue-Ozmun. Identifique e explique duas diferenças e duas semelhanças existentes entre eles.

(R) Diferenças:

Comparando o desenvolvimento motor e o caracterizando pela contínua alteração do comportamento motor ao longo do ciclo da vida, resultante da interação entre o indivíduo, o ambiente e a tarefa, isto é, aspectos maturacionais, inerentes ao indivíduo, são interligados às experiências que a exploração do espaço e de objetos e a relação com outras pessoas proporcionam. Apesar de estar relacionado à idade cronológica, o desenvolvimento não depende dela (Gallahue e Ozmun, 2005).

O fator orgânico (interno, hereditário) como a primeira, mas não a única condição para o desenvolvimento humano, já que o fator ambiental (externo) exerce grande poder estimulante ou limitador nas respostas emitidas pelos seres humanos.

E ambos discordam, colocando a idade do desaparecimento do reflexo por volta dos dois meses de idade.

(R) Semelhanças:

Infere que o movimento é intrínseco à vida e é fonte de aprendizagens posteriores (Harrow, 1983; Gallahue e Ozmun, 2005).

Afirmam que a interação entre o movimento e os aspetos afetivos permite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com