TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidado Da Enfermagem Ao Cliente Com Hipertensão

Artigos Científicos: Cuidado Da Enfermagem Ao Cliente Com Hipertensão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  935 Visualizações

Página 1 de 3

Cuidado de enfermagem ao cliente com hipertensão: uma revisão bibliográfica

A Enfermagem é uma ciência, cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou na comunidade, desenvolvendo-o de forma autônoma e/ou, muitas vezes, em equipe. É uma profissão de ajuda com relações complexas e multifacetada, composta por uma grande variedade de elementos, o seu cuidado transcende a dimensão biológica da pessoa, e tem como foco o ser que vive a doença incluindo sua cultura, valores, crenças, modos de vida e sentimentos vinculados às suas necessidades de cuidado.

A realização de pesquisas fornece subsídios para que os conhecimentos produzidos e divulgados sejam incorporados na assistência de enfermagem, melhorando a qualidade de vida dos pacientes portadores de hipertensão arterial. Assim, questionamo-nos: como o cuidado ao cliente com hipertensão tem sido abordado na produção científica da enfermagem nos últimos dez anos?

A partir dos resultados de pesquisas, pode-se visualizar o cenário da produção científica de enfermagem sobre hipertensão arterial, promovendo análise sobre os diversos aspectos de cuidado descritos na literatura. Tal análise torna-se importante no sentido de verificar a construção do conhecimento acerca da temática e identifica possíveis lacunas em seu arcabouço teórico-conceitual, seja em termos clínicos, conceitual ou empírico, incitando a estudos posteriores sobre o tema.

Esses resultados alertam para a necessidade de desenvolvimento de pesquisas sobre o tema em questão em todas as regiões do país, haja vista as conseqüências da condição de cronicidade da hipertensão arterial, bem como o incremento das doenças cardiovasculares no Brasil. A distribuição geográfica da produção científica da enfermagem não é uniforme em nosso país, equiparando-se à localização dos cursos de pós-graduação.

O produto e o processo da atividade científica são dependentes da comunicação eficaz e as revistas especializadas são importantes veículos de divulgação do conhecimento científico. Somando-se o quantitativo de publicações na Revista Latino-americana de Enfermagem, Texto e Contexto e as dissertações, obtemos um total de 12 (39,9%) estudos.

A Revista Latino-Americana foi a primeira a ser indexada e classificada como periódico internacional, e assim como a Revista Texto e Contexto, é uma das poucas com essa classificação, despertando o interesse dos pesquisadores em nelas publicar.

Tradicionalmente, as descobertas científicas ganharão reconhecimento e credibilidade em função de sua publicação em revistas científicas de prestígio, daí a necessidade de divulgação das pesquisas realizadas com vistas à transformação social e, no âmbito da Enfermagem, a transformação do cuidado.

Na Atenção Primária à Saúde (APS), a promoção do auto cuidado e da adesão ao tratamento deve ser um dos principais objetivos a serem implementados pela estratégia de saúde da família. Tal desenho organizativo atua como porta de entrada e propõe um novo modelo de atenção à saúde baseado nas ações de promoção, prevenção, proteção, recuperação e reabilitação.

Diante da complexidade da práxis da enfermagem, um instrumento metodológico é imprescindível para a realização de um cuidado de qualidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com