TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Câncer: Quem Tem Câncer Enfrenta Apenas à Doença?

Por:   •  21/9/2018  •  Tese  •  22.481 Palavras (90 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 90

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

ETEC “PROFA. ANNA DE OLIVEIRA FERRAZ”

3º ano do ensino médio

Ana Carolina Pachiega Ferri

Isabela dos Reis Luis

Isabela Motta Bocanegra

Luiza Helena Torres Ramalho

Rafaela Brunetti dos Santos

Câncer: Quem tem câncer enfrenta apenas à doença?

Araraquara

2017


Ana Carolina Pachiega Ferri

Isabela dos Reis Luis

Isabela Motta Bocanegra

Luiza Helena Torres Ramalho

Rafaela Brunetti dos Santos

Câncer: Quem tem câncer enfrenta apenas à doença?

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a ETEC "Prof.ª Anna de Oliveira Ferraz", do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, como requisito parcial para a obtenção do Certificado de Conclusão do Ensino Médio sob a orientação do Professor Ms. Deivid Geraldo Gimenes.

Araraquara

2017


Ana Carolina Pachiega Ferri

Isabela dos Reis Luis

Isabela Motta Bocanegra

Luiza Helena Torres Ramalho

Rafaela Brunetti dos Santos

Câncer: Quem tem câncer enfrenta apenas à doença?

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Etec Profa. Anna de Oliveira Ferraz como exigência parcial para obtenção do Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

Aprovado em 20 de Dezembro de 2017.

Banca Examinadora:

_________________________________________

Prof. Orientador: Ms. Deivid Geraldo Gimenes

_________________________________________

Prof. Avaliador: Dr. Carlos Henrique Bocanegra

_________________________________________

Prof. Avaliador: Camilo José de Freitas


Dedicamos esta obra aos nossos familiares e amigos.


AGRADECIMENTO

Agradecemos primeiramente à Deus, segundo ao Prof. Deivid Geraldo Gimenes nosso orientador, à Etec Prof.ª Anna de Oliveira Ferraz, aos nossos professores e aos colegas de classe que contribuíram com a execução de nosso tcc.


Que a melhor sala de aula do mundo está aos pés de uma pessoa mais velha; Que quando você está amando dá na vista; Que ter uma criança adormecida em seus braços é um dos momentos mais pacíficos do mundo.

WILLIAM SHAKESPEARE


RESUMO

Para a conclusão do Ensino Médio na Escola Técnica Estadual Prof.ª Anna de Oliveira Ferraz, nos foi direcionada a tarefa de redigir uma tese que envolvesse uma problemática contemporânea. Durante o ano tivemos aulas próprias de construção da monografia e auxílio do professor para a criação. Resolvemos estudar a temática do câncer, uma doença presente na humanidade há muito tempo e que somente ganhou visibilidade hodiernamente, e desenvolver a problemática das consequências físicas, mentais e sociais que ele pode trazer ao paciente.

Para tal fim, apresentamos o que é o câncer, como acontece e quais são seus subgrupos. Fizemos uma abordagem mais profunda nos tipos mais comuns de tumores, que são, respectivamente, câncer de pele, próstata, pulmão, mama e estômago, para relacionar suas causas a hábitos da sociedade atual. Como recentemente foi descoberto e divulgado, aqui no Brasil, um novo método de cirurgia curativa menos invasiva para o câncer do colo do útero, também abordá-lo sobremaneira. O fato do câncer não ter uma cura universal, a medicina vem avançando em tentativas de tratamentos alternativos, explicamos os prós e contras, funcionamentos e consequências de cada, além de explicar porque alguns tipos não apresentam resolução.

Foi separado um capítulo para o estudo do câncer infantil, já que é um fato que causa grande comoção no ser humano em geral, por ser uma doença gravíssima, com grande fatalidade, afetando uma pessoa que poderia ter uma vida inteira pela frente, citando programas de auxílio à diminuição desse choque como os “Doutores da Alegria”.

A problemática social advém de preconceitos que podem dificultar o tratamento da doença, tanto em crianças como adultos, e assim, aprofundamos de onde vêm esses tabus e que outros problemas podem causar. Além disso, outro problema social é o tratamento seletivo, já que só pode conviver com a doença quem tem dinheiro para tratá-la e sobreviver a ela. Por isso, explicitamos a falta de atendimentos no Sistema Público de Saúde.

Um dos requisitos da tese era uma pesquisa com os alunos da instituição. O capítulo inicial irá mostrar os gráficos percentuais do resultado das pesquisas e explicações dos porquês, tanto das perguntas como dos resultados.

O câncer é uma condição que vai além dos seres humanos e incide também nos animais, portanto estudamos suas diferenças apresentadas de ser para ser e os avanços da medicina veterinária para tratamentos e cura.

Depois de meses de muito estudo, neste caderno está reunido todas as problemáticas, críticas, descobertas da medicina e tudo mais que está relacionado a essa doença, que afeta mais de 500 mil pessoas por ano no Brasil, amedronta e comove os não afetados e vem sendo um problema necessitado de solução urgente.

Palavras-chave: Câncer, tumor, medicina, tratamentos, doença, SUS.

 


ABSTRACT

For the conclusion of High School in the ETEC Profª Anna de Oliveira Ferraz, the task of writing a thesis that involve a contemporary problem was directed to us. During the year, we had classes of construction of the monograph and help from the teacher for the creation. We have decided to study the cancer, a disease that has been present in mankind for a long time and it only gained visibility nowadays, and to develop the physical, mental and social consequences that it can bring to the patient problematic.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (135 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (992.8 Kb)  
Continuar por mais 89 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com