TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais Problemas A Escola Enfrenta Em Relação A Informática

Casos: Quais Problemas A Escola Enfrenta Em Relação A Informática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

CAMPUS VII – PATOS

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

PRODUÇÃO DE TEXTO

ALUNO(A): José Victor Fernandes Rodrigues 2º PERÍODO – NOITE

COMPONENTE: Prática pedagógica em computação II

PROFESSORA: Rosângela de Araujo Medeiros

Quais problemas a escola enfrenta em relação a informática? O que podemos fazer para contribuir - acrescentar esta realidade?

Atualmente, vivemos em uma era informatizada repleta de tecnologias e inovações. Uma dessas é o mundo da informática, que vem evoluindo e passando a fazer parte das nossas vidas, tanto social ou financeira, quanto educacional. Venho aqui destacar a última, pois a educação é de fato, o alicerce para nosso desenvolvimento profissional.

“A informática de fato, vem conquistando seu devido espaço nas redes públicas de ensino.” Queria poder afirmar essa frase com tranquilidade e segurança, porém essa realidade está longe de acontecer. Em muitas escolas públicas existem laboratórios de informática, porém, em sua maioria não se encontram técnicos devidamente preparados para manusear os equipamentos, ou os equipamentos já estão severamente ultrapassados e danificados, tornando-se impróprio para uso. “O que era para ser sala de informática existe vários computadores sucateados e sem uso afetivo para alunos.” Afirma Marcus Vinicius, aluno do curso de Licenciatura Plena em Computação da UEPB de Patos, noturno.

A educação tem um papel fundamental no processo de evolução/superação de qualquer sociedade, mas parece que os governantes brasileiros subestimam esse papel não dando devido respeito e valorização profissional para com as instituições de ensino brasileiras. As tecnologias do audiovisual – reprojetor, TV, vídeo e DVD, apenas para citar as mais comuns – vieram ampliar os recursos pedagógicos, mas com que frequência assistimos a um professor fazer uso de tais recursos tecnológicos para melhor transmitir seu conteúdo, dinamizar sua aula etc.? Pensamos que, ao lado de procurar prover a escola dos cursos tecnológicos necessários e de procurar por todos os meios estimular os professores a usá-los, é fundamental que os governos possam motivá-los a uma educação científica e tecnológica com vistas a uma prática acadêmica na qual eles não apenas mobilizem os recursos cognitivos e as competências em questão, mas também desenvolvam uma visão sistêmica de educação, de universo e de homem.

Com isso, deixando de considerar as modernas mídias como recursos pedagógicos, ao deixar de atualizar-se de academia e escola, afeta-se a empregabilidade e o futuro de milhões de pessoas. E isso sim é muito grave.

Contudo, para que o alunato mantenha-se atualizado sobre as novas tecnologias envolvidas no meio em que vivemos, é necessário que haja um interamento do governo com escolas e instituições públicas, dispondo de projetos com a finalidade de adaptação dos professores em relação aos recursos digitais e possibilitando a estudantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com