TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brasil ainda enfrenta o problema do analfabetismo

Por:   •  5/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

 FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

 (Data limite para entrega 03/03/2017)

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 (AD1) – 2017.1

Disciplina: Alfabetização 2

 Coordenador (a): Stella Maris Moura de Macedo

 Aluno (a): Lucília do Nascimento Martins

 Matr.: 16212080245

Polo: Paracambi

Questão 1: (3 pontos)

O Brasil ainda enfrenta o problema do analfabetismo, tanto de crianças que saem da escola quanto de outros que não tiveram a oportunidade de se apropriar da leitura e escrita. Sabemos que ler e escrever um bom número de palavras não é o bastante para que um indivíduo possa atuar de forma consciente e crítica diante da realidade do meio em que está inserido. O conceito de alfabetização vem sendo progressivamente ampliado em função das necessidades sociais e políticas, e hoje, já não se considera alfabetizado quem apenas codifica ou decodifica os sinais gráficos. Esta ampliação no conceito de alfabetização é resultado de várias pesquisas e discussões no campo da pedagogia. Defina os conceitos abaixo que estão relacionados de acordo com a ampliação do conceito de alfabetização.

  1. Ambiente Alfabetizador → É um ambiente capaz de estimular e desafiar o aluno em seu processo de aprendizagem. No Ambiente alfabetizador é selecionado materiais de interesse da criança para que a mesma possa aprender de forma prazerosa. Para Ferreiro, não se resume em apenas um lugar com muitos escritos expostos, e sim um lugar onde se pratica a leitura e a escrita, um lugar onde as crianças sintam vontade a respeito do funcionamento da escrita.

  1. Letramento → É um processo em que o ensino da leitura e da escrita acontece dentro de um contexto social e que essa aprendizagem faça parte da vida dos alunos efetivamente. Distanciando – se de dominar as habilidades de leitura e escrita de forma mecânica, sem a preocupação com a capacidade de interpretar, compreender, criticar.

  1. Palavramundo → É um termo que Paulo Freire usou para designar suas experiências do mundo real (realidade e linguagem). Antes de o aluno aprender o significado da linguagem na escola, o mesmo já aprende a realidade da linguagem para o mundo. A palavra já faz parte do mundo, e o que falta para o aluno é fundamentação teórica.

Questão 2: (2 pontos)

 Leia um trecho do artigo de Emilia Ferreiro, publicado en Lectura y Vida. Revista Latinoamericana de Lectura. Buenos Aires, v.26, n.4, dez.

“A escola pública, gratuita e obrigatória do século XX é herdeira do século anterior, encarregada de missões históricas de grande importância: criaram único povo, uma única nação, anulando as diferenças entre os cidadãos, considerados como iguais diante da lei. A tendência principal foi equiparar igualdade à homogeneidade. Se os cidadãos eram iguais diante da lei, a escola devia contribuir para gerar estes cidadãos, homogeneizando as crianças, independentemente de suas diferentes origens. Encarregada de homogeneizar, de igualar, esta escola mal podia apreciar as diferenças. Lutou não somente contra as diferenças de língua, mas também contra as diferenças dialetais da linguagem oral, contribuindo assim para gerar o mito de um único dialeto padrão para ter acesso à língua escrita. (...) É indispensável instrumentalizar didaticamente a escola para trabalhar com a diversidade. Nem a diversidade negada, nem a diversidade isolada, nem a diversidade simplesmente tolerada. Também não se trata da diversidade assumida como um mal necessário ou celebrada como um bem em si mesmo, sem assumir seu próprio dramatismo. Transformar a diversidade conhecida e reconhecida em uma vantagem pedagógica: este me parece ser o grande desafio do futuro."

Neste trecho a educadora fala sobre a dificuldade da escola pública, dos países latinoamericanos, em trabalhar com as diferenças. Autores como Candau, Emília Ferreiro, Paulo Freire entre outros discutem as questões multiculturais que se apresentam de forma diferenciada. Dos autores citados, Paulo Freire ganha destaque quando propõe uma educação para a cidadania.

Defina, segundo a concepção de Paulo Freire, o que é Educação Intercultural?

Paulo Freire propõe uma educação que valorize e respeite as diferenças. Uma educação popular que coloca no centro debates sobre política e os grupos sociais (minorias), que entende que as culturas estão ligados as interações sociais. Trabalhando práticas pedagógicas cotidianas que favoreçam o exercício da cidadania para afirmação desses sujeitos sociais.

Questão 3: (3 pontos)

 A Educação Infantil nasce em meio às mudanças sociais decorrentes da inserção das mulheres no mercado de trabalho. Hoje, este aspecto já não é mais determinante para que as crianças estejam na escola. Pesquisas no campo educacional apontam para importância de um trabalho pedagógico para esta faixa etária. Diante disso, responda as questões abaixo.

a) Quais as características e objetivos da Educação Infantil?

        A Educação Infantil possui suas características próprias, pois ela atende crianças em desenvolvimento do corpo, afetividade, personalidade, inteligência e etc. Um lugar onde se forma relações, regras de convivências com outras pessoas e compreensão de perdas e ganhos. Os objetivos da Educação Infantil é facilitar o crescimento dessas crianças para que os mesmos se tornem seres autônomos, capazes de criticar e defender seus direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (573 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com