TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios para a ética na atividade turística: estamos prontos para enfrenta-los?

Por:   •  29/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 2

Desafios para a ética na atividade turística: estamos prontos para enfrenta-los?

O turismo é uma atividade que se encontra em constante crescimento no planeta, sendo hoje, ocupante da 3ª posição em movimentação financeira na economia mundial. Sua importância tem levantado algumas questões sobre as práticas utilizadas em sua execução, e a forma como continuará a atuar.

Aliar ética e atividade turística foram desafios que a OMT aceitou ao desenvolver o Código Mundial de Ética no Turismo. Para esse desafio, a OMT contou com a ajuda de representantes do setor turístico mundial, delegados de estados, empresas e instituições do organismo.

Após o lançamento do Código em outubro de 1999, começaram a surgir alguns questionamentos, que são pertinentes do pensamento ético filosófico, a fim de tentar melhorar a sua aceitação e implantação.

O desafio de tornar um conjunto de instruções aceita e seguida por culturas diferentes é muito grande, o que pode ser bom para um país, pode não ser para o outro. Nesse sentido, o Código toca muito em normas para empresas que praticam a hospitalidade, enquadrando-se sutilmente, nas de maior porte. Essa parte tem levando questões com preocupações para que mercados menores não sejam fragilizados e assim prejudicados. Até que ponto a ética se alinha perfeitamente com as diferentes práticas de mercado?

O Código Mundial de Ética no Turismo deve ser respeitado, mas também, questionado. Ter um olhar apenas regulador pode não ser o suficiente para assegurar o respeitando o espaço do outro. Essa visão crítica deve ser voltada para a busca de tornar o desenvolvimento da atividade turística, de forma que, tanto as culturas quanto o meio ambiente sejam preservados.

O lado financeiro em destaque absoluto pode causar sérios prejuízos a mercados receptores, uma demanda crescente além do que o local comporta pode ter um resultado muito negativo, causando mais prejuízos do que ganhos, tanto para a população quanto para o meio ambiente.

O Código Mundial de Ética no Turismo trata também, outras questões muito importantes para o turismo mundial que é o direito ao turismo. Ter o direito não significa que ira utilizar-se dele, isso não significa que toda a população mundial irá sair de férias, pelo contrário, o artigo 7º do código apenas lhe assegura o direito a possibilidade de acesso pessoal ao descobrimento das riquezas de nosso mundo.

Conclui-se então que o Código Mundial de Ética no Turismo é um conjunto normas e direção inicial a serem seguidas mundialmente, normas de respeito ao trabalho e trabalhador do setor, do viajante e do receptor, de proteção às culturas e ao meio ambiente, do repúdio aos crimes, repúdio a exploração sexual e pedofilia.

Entende-se então, que as primícias do código são e deverão continuar sendo um senso comum em todo o planeta, estando aberto a discursões que possam levar ao seu aperfeiçoamento a medida que for ganhando conhecimento mundial. A divulgação desse Código pelos agentes do turismo, governos e cidadãos é que o possibilitara uma avaliação efetiva de sua coerência na relação ética e turismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com