TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cãncer De Mama

Casos: Cãncer De Mama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/1/2014  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

O câncer de mama é caracterizado por um desenvolvimento neoplásico, ou seja, uma multiplicação descontrolada e desordenada de células epiteliais mamárias. Essas células alteradas possuem a capacidade de migrar e de se implantar em gânglios linfáticos ou órgãos distantes, processo conhecido clinicamente como metástase.

Qualquer mulher pode desenvolver o câncer de mama e, mais raramente, observa-se sua ocorrência também em homens. Dentre os fatores relacionados ao surgimento de neoplasias mamárias podemos relatar: o histórico familiar (ter mãe ou irmã com câncer de mama); nunca ter tido filhos; ter tido o primeiro filho após os 30 anos; ter feito o uso de tratamentos hormonais (estrogênio); ter histórico de exposição à radiação, ao fumo e ao uso excessivo de álcool; apresentar ferimentos no seio. Além desses, existem ainda os fatores clínico-nutricionais que estão associados à obesidade e alterações hormonais.

Atualmente, vários estudos permitem uma melhor compreensão dessa alteração. Entretanto, o câncer mamário ainda tem sido responsável por altos índices de mortalidade em vários países. Em um estudo realizado pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica, em 2001, os autores demonstraram que em países sul-americanos como o Brasil, Argentina, Chile e Uruguai, a incidência do câncer de mama apresenta escalas semelhantes aos da maioria dos países da Europa. Ainda foi possível caracterizar que, no Brasil, após o câncer de pele, o câncer de mama é o segundo tipo mais freqüente.

O câncer é considerado um grave problema de saúde pública mundial, não só pelo número de casos crescentes diagnosticados a cada ano, mas também pelo investimento financeiro que é demandado para realizar diagnósticos e tratamentos. Um estudo realizado pela Universidade Federal de Pelotas demonstrou que o exame clínico pode confirmar cerca de até 70% dos casos de câncer e a mamografia 83%. Os autores dessa pesquisa concluíram que a correlação entre esses métodos propedêuticos eleva a acuidade diagnóstica mostrando a grande importância desta associação no controle do câncer. Entretanto, a ampliação de oportunidades de diagnóstico precoce tem sido considerada a melhor forma de investimento nesse setor. Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas publicaram um trabalho na revista científica: Boletín de la Oficina Sanitaria Panamericana no qual foi possível demonstrar que a realização de testes regulares para a detecção do câncer em mulheres acima de 65 anos pode reduzir a mortalidade pela doença em até 45% .

A inspeção e palpação das mamas, além da mamografia, são procedimentos utilizados para o diagnóstico precoce do câncer. A palpação das mamas pode ser executada pela própria mulher ou por um profissional treinado da área médica. Quando executado pela paciente, conhecido como auto-exame, é recomendado que esse exame seja realizado no sétimo dia do ciclo menstrual. Em mulheres menopausadas a palpação deve ser feita sempre em um mesmo dia de cada mês. O sucesso desse procedimento, quando realizado em alta escala populacional, requer forte motivação e o reconhecimento de que o câncer de mama é um perigo em potencial. A instrução sobre essas técnicas pode contribuir para alertar às mulheres sobre os potenciais riscos do câncer de mama.

A detecção do câncer nos estágios iniciais possibilita um aumento das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com