TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Células procarióticas

Seminário: Células procarióticas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Seminário  •  4.776 Palavras (20 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 20

Vamos la então:

Procarióticas: são células desprovidas de menbrna celular. Ou seja, toda célula tem um núcleo, e na grande maioria das espécies esse núcleo é protegido por uma membrana, e no caso das células procarioticas ñ existe essa mengrana deixando então o núcleo da celula espalahado por todo seu interior.

Eucarioóticas: são células, contrárias as procarióticas, ou seja, as eucarióticas possuem essa membrana de proteção do núcleo mantendo-o protegido e ñ espalhado dentro da célula.

Carioteca: é o nome dessa membrana, vc vai encontrar literaturas que irão denominar de membrana nuclear e outras como carioteca, que são a memsa coisa.

Cloroplasta: Uma espécie de líquido gelatinoso que tem função de preenchar os espaçõs entre as organelas dentro da célula, dar corpo a célula.

Membrana plasmática: Essa é a membrana que protege o plasma, ou seja tudo que tem dentro de uma célula, esse conjunto denomina-se plasma que é protegido, para que essa célula ñ exploda por essa membrana plasmática, formada por certas proteinas.

Vacúolo: são espaços vazios dentro da célula, imagine um copo de refrigerante, as bolhas de gás que ficam presas ao lado do copo são espaços preenchidos apenas com gás, é mais ou menos nas células só que nela esse espaço é vasio ñ tem nada nem gás.

organelas: esse é o mais interessante, imagine todo o seu corpo, seus sistemas digestivo, respiratório, circulatório etc, isso tudo dentro de uma célula, pois é é isso mesmo a maioria das céulas tem um sisema muito complexo assim como nosso organismo por inteiro, ela tem todos esses sistemas dentro dela, ou seja ela come respira, defeca, então la dentro esses sistemas são chamadas de organelas que equivaleriam a orgãos em nosso corpo.

Para vc ter uma melhor idéia de tudo que eu escrevi ai faça o seguinte:

Peuqe um ovo de galinha, e comece a observar ele por fora vc tera a casca certo, agora quebre ele e coloque em um prato, observe agora que pelo lado de dentro da casca haverá uma membrana branquinha bem fininha e em uma das "pontas" do ovo tera uma "bolha" de arentre essa membrana e a casca, essa membrana seria em uma célula a membrana plasmática ou seja segura todo o interio da célula, se vc colocar um ovo dentro de um vidro com vinagre, um ovo assim cru, depois de 24 h ele perderá toda a casca e ficará apenas essa membrana aça a esperincia. agora observe o ovo aberto no prato, a clara do ovo seria o equivalente ao cloroplasta ou seja o que preenche o ovo (célula), a gema seria nosso núcleo se vc pegar com um garfo ou a ponta de seus dedos ira ver que ao redor da gema existe uma membran finissima te ao ser perfurada esparrama a clara,então essa membrana seria a corioteca ou membrana nuclear, que nas células procariotecas ñ existe saria como se a gemae aclara estivessem todas misturadas, e se vc perceber existe no meio da clara um tipo de um fiozinho branquinho que vc tira com um garfo esse "fiozinho" liga a gema naquela bolha de ar, que é por onde o futuro pintinho respira ele funciona como um cordão umbilical mas apenas para passagem de ar, que aqui no nosso exemplo seria organela. e se vc for mais detalhista ainda e pegar um ovo certo vera que an gema tem um pontinho as vezes ele é um amarelo um pouco mais forte que a gema, é chamado de disco germinativo dali que nasce o pintinho, que aqui no nosso exemplo poderia der usado como o nucleolo que é a parte mais importante da célula ela quem contem os ribossomos e a carca genética do individuo e esse nucleolo de encontra dentro do núcleo que seriaa gema e aquela parte aliquisa amarela da gema também seria chamada de cloroplasma pois serev apenas como preenchimento, infelismente no ovo ñ tem como vermos os vacuolos pois o ovo ñ tem espaços vazios, mas da para ter uam boa noção de uam célula analisando um ovo. Pois o ovo é cnsiderado por muitas literaturas a maior célula visivel a olho nu.

As células são os menores e mais simples componentes do corpo humano. A maioria das células são tão pequenas, que é necessário juntar milhares para cobrir a área de um centímetro quadrado. As unidades de medida são o macrômetro (µm), o nanômetro (nm) e o angstron (Å).

Células - rins, pele e fígado (30 µm em média); hemácias (entre 5 µm e 7µm).

Óvulo - 0,1 mm.

Citologia

O termo célula (do grego kytos = cela; do latim cella = espaço vazio), foi usado pela primeira vez por Robert Hooke (em 1655) para descrever suas investigações sobre a constituição da cortiça analisada através de lentes de aumento. A teoria celular, porém, só foi formulada em 1839 por Schleiden e Schwann, onde concluíram que todo ser vivo é constituído por unidades fundamentais: as células. Assim, desenvolveu-se a citologia (ciência que estuda as células), importante ramo da Biologia. As células provêm de outras preexistentes. As reações metabólicas do organismo ocorrem nas células.

Componentes químicos da célula

Água - É 70% do volume celular; dissolve e transporta materiais na célula; participa de inúmeras reações bioquímicas.

Sais minerais - São reguladores químicos.

Carboidratos - Compostos orgânicos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio. Exemplos: monossacarídeos (glicose e frutose); dissacarídeos (sacarose, lactose e maltose); polissacarídeos (amido, glicogênio e celulose). Que tem a função de fornecer energia através das oxidações e participação em algumas estruturas celulares.

Lipídios - Compostos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio; insolúveis em água e solúveis em éter, acetona e clorofórmio. Exemplos: lipídios simples (óleos, gorduras e cera) e lipídios complexos (fosfolipídios). Tem participação celular e fornecimento de energia através de oxidação.

Proteínas - Compostos formados por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, que constituem polipeptídios (cadeias de aminoácidos). Exemplo: Albumina, globulina, hemoglobina etc. Sua função, é na participação da estrutura celular, na defesa (anticorpos), no transporte de íons e moléculas e na catalisação de reações químicas.

Ácidos Nucléicos - Compostos constituídos por cadeias de nucleotídeos; cada nucleotídeo é formado por uma base nitrogenada (adenina, guanina, citosina, timina e uracila), um açúcar (ribose

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com