TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIABETES: POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES NA ADMINISTRAÇÃO DE INSULINA

Dissertações: DIABETES: POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES NA ADMINISTRAÇÃO DE INSULINA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.212 Palavras (9 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 9

CENAP - CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

REJANE TRIPER

DIABETES: POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES NA ADMINISTRAÇÃO DE INSULINA

CASCAVEL - PR

2014

CENAP - CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

REJANE TRIPER

Manual para a elaboração do artigo científico a serem apresentados pelos alunos dos cursos Técnicos do CENAP – Centro de Educação Profissional, com requisito parcial para obtenção do título de Técnico.

Orientador: Prof. Alex Rocha

Especialista em .........................................

.

CASCAVEL - PR

2014

Dedico esse trabalho a minha família, que ficou privada de minha atenção quando em dias de sol e flores os deixei para enriquecer meus conhecimentos.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por ter me dado força, confiança e coragem para chegar até o fim de mais esta etapa de minha vida, sem deixar de lembrar das pessoas que caminharam ao meu lado.

“Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente”.

William Shakespeare

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................................. 07

2. DESENVOLVIMENTO .................................................................................... 09

2.1 Sintomatologia ........................................................................................... 10

2.2 Principais Complicações com o uso da Insulina ..................................... 11

2.3 Principais Reações causadas pelo uso da Insulina ................................ 11

3. CONCLUSÃO ................................................................................................. 13

REFERÊNCIAS ................................................................................................... 14

DIABETES: POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES NA ADMINISTRAÇÃO DE INSULINA

Rejane Triper

Alex Rocha

RESUMO: O diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada pela elevação da taxa de glicose no sangue resultante de defeitos na secreção ou ação insulínica ou ambas. A insulina é um hormônio liberado pelo pâncreas, responsável pela manutenção apropriada dos níveis de açúcar no sangue. É uma doença crônica e é um dos mais importantes problemas de saúde na atualidade tanto pelo número de pessoas afetadas, como pelas incapacitações e anos de vida útil perdidos. Estima-se que existam no Brasil cerca de 5 milhões de indivíduos com diabetes dos quais metade desconhece o diagnóstico, ou seja, a doença será identificada frequentemente pelo aparecimento de uma de suas complicações. A prevalência de diabetes nos indivíduos entre 30 e 70 anos de idade é de 7,6%, semelhante à prevalência em vários países desenvolvidos. O diabetes mellitus afeta igualmente homens e mulheres e o seu risco aumenta com a idade. Este artigo científico visa avaliar as possíveis complicações na administração de insulina em pacientes com o diabetes mellitus através da pesquisa bibliográfica de estudiosos e sites que abordam o assunto ressaltando que se trata de uma doença metabólica que traz consequências gravíssimas se mal tratada, mas a mudança de comportamento e estilo de vida para hábitos alimentares mais saudáveis, o controle glicêmico e o exercício prolongam a perspectiva de vida, bem como ajudam muito a diminuir o risco das doenças relacionadas a diabetes.

Palavras Chaves: diabetes mellitus, insulina, doença.

1. INTRODUÇÃO

Diabetes Mellitus, também conhecida como diabetes, é uma disfunção do metabolismo dos carboidratos, podendo ser hereditária ou adquirida, ou seja, diabetes mellitus é o nome dado a um conjunto de situações resultantes da incapacidade do organismo em manter o nível de glicose no sangue dentro de limites normais, por deficiência ou ausência total de insulina, manifestando-se por anormalidades no metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídeos como também por complicações macro vasculares, microvasculares e neuropatia, além de caracterizar-se pela destruição por processo auto-imune das células beta do pâncreas.

As pessoas que apresentam diabetes mellitus são vulneráveis a muitas doenças devido ao efeito tóxico dos níveis elevados de glicose (hiperglicemia), e pelos baixos níveis de glicose (hipoglicemia).

Esta doença se dá por uma produção inadequada de insulina pelo pâncreas ou utilização inadequada de insulina pelas células do corpo. Isso ocorre porque as células pancreáticas que produzem a insulina são na maioria ou completamente, destruídas pelo sistema imunológico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com