TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENCIAÇÃO CELULAR

Exames: DIFERENCIAÇÃO CELULAR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 2

DIFERENCIAÇÃO CELULAR

A diferenciação celular é o processo em que as células de um organismo sofrem transformações em sua forma, função e composição, tornando-se tipos celulares especializados.

A vida inicia-se pela fecundação de um óvulo por um espermatozoide. Essa primeira célula formada inicia o processo de divisão até chegar à fase de oito células, na qual recebem a denominação de células-tronco totipotentes.

Todas essas células, se colocadas no útero, apresentam potencial de desenvolver um ser completo. Quando o embrião possui aproximadamente 100 células (o blastocisto – cinco dias após a fecundação), ocorre a primeira diferenciação: as células que encontram-se na parte externa se diferenciam e tornam-se responsáveis pela formação dos anexos embrionários, já a massa interna é composta por células-tronco pluripotentes – capazes de formar todos os tecidos, no entanto, não possui mais a capacidade de formar um ser completo.

DIFERENCIAÇÃO CELULAR

Diferenciação celular é o processo pelo qual as células vivas se "especializam" para realizar determinada função.

Estas células diferenciadas podem atuar isoladamente - como os gametas e as células sexuais dos menores organismos, como as bactérias. Ou podem agrupar-se em tecidos diferenciados, como o tecido ósseo e o muscular. Apesar de diferenciadas, as células mantêm o mesmo código genético da primeira célula (zigoto). A diferença está na ativação e inibição de grupos específicos de genes que determinarão a função de cada célula.

Esta especialização acarreta não só alterações da função, mas também da estrutura das células.

Este "agrupamento" foi realizado ao longo do processo evolutivo. A seguir, os metazoários "agruparam" diversos tecidos para formar órgãos diferenciados como o estômago, os órgãos sexuais, etc. Estes, por sua vez, podem estar agrupados em aparelhos ou sistemas que, em conjunto realizam determinada função vital, como é o caso do aparelho ou sistema digestivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com