TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DNA Fingerprint

Artigo: DNA Fingerprint. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  2.433 Palavras (10 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 10

DNA Fingerprint

Índice

Introdução...............................................................................2

Alec John Jeffreys...................................................................2

O que é....................................................................................2

Método de classificação.........................................................3

Método de verificação............................................................4

Aplicações do DNA Fingerprint............................................5

Tecnologia biométrica...........................................................7

Curiosidades..........................................................................7

Conclusão..............................................................................8

Webliografia.........................................................................9

Introdução

Para entendermos o que é DNA fingerprint, é necessário saber o que é herança genética. Herança genética é a aquisição de características semelhantes ao do organismo gerador, através de códigos genéticos. O DNA fingerprint é usado para a identificação das sequencias do DNA humano uma vez que essa sequencia seja característica de cada indivíduo. Essa leitura pode ser feito através do cabelo, tecido de pele, sangue ou qualquer parte fisiológica de onde possa ser retirado fragmentos de DNA.

Alec John Jeffreys

Professor Sir Alec John Jeffreys, é um geneticista britânico formado em bioquímica na Universidade de Merton em Oxford. Depois de terminar seu doutorado, trabalhou com genes de mama em Amsterdã. Em 1977, trabalhando ainda em universidade, se mudou para a de Leicester e descobriu um método de exibir variações genéticas entre o ADN de cada indivíduo, inventando e desenvolvendo assim, a técnica do DNA Fingerprint.

Essa técnica é usada em todo o mundo como uma das ferramentas da ciência forense e também a utiliza para resolver disputas de paternidade e de imigração. Em 1994, Jefreys foi condecorado pela Rainha Elizabeth II do Reino Unido, por serviços à ciência e tecnologia.

Figura 1. Alec John Jeffreys

O QUE É

O DNA Fingerprint é a impressão digital do material genético. Para tal, é usada uma técnica onde pode-se distinguir cada indivíduo por sua característica genética.

Há pequenas partes do material genético (cientistas afirmam que dentre 40 a 100 mil genes presentes no corpo humano, somente 3% são codificantes de proteína) chamadas de zonas de restrição, as quais consistem nos fragmentos que diferem uma pessoa da outra e são cortadas dos introns por enzimas de restrição, agrupando-as de acordo com seu tamanho e peso molecular.

Essas partes são marcadas por ondas radioativas que as permitem serem visualizadas quando submetidas à técnica Electroforense, onde o ADN movimenta-se num gel revelando o “código de barras genético”, representando e caracterizando assim, o ácido desoxirribonucleico de cada indivíduo por um padrão de bandas que se encontra, por exemplo, na impressão digital, fio de cabelo, sêmen e sangue.

Figura 2. Representação do DNA Fingerprint após passar por Electroforense

MÉTODO DE CLASSIFICAÇÃO

Um algoritmo de classificação de impressões digitais pode ser usado de vários métodos. Um dos primeiros processos de classificação é o de Henry, do qual procedem todos as outros e faz a distribuição em cinto classes, sendo que cada uma apresenta características próprias.

As classificações são:

Arco Plano: não apresenta delta e as linhas atravessam de um lado para o outro de forma abaulada. As linhas que se formam em um lado tendem a sair pelo outro.

Arco Angular: apresenta acentuada elevação das linhas no centro, em forma de tenda. Pode apresentar um delta, mas sem linha ou fragmento desta entre o delta e o núcleo.

Presilha Interna (Direita): apresenta um delta à direita do observador. As linhas correm para a esquerda em forma de laçadas, ou seja, as linhas formam-se à esquerda do observador, curvam-se e tendem a voltar para o mesmo lado.

Presilha Externa (Esquerda): apresenta um delta à esquerda do observador. As linhas correm para a direita do observador, ou seja, são formadas do lado direito daquele que as observa e curvam-se no centro da impressão, com tendência a voltar para o mesmo lado.

Verticilo: apresenta dois deltas, sendo um à direita e outro à esquerda do observador. As linhas nucleares ficam encerradas entre os dois deltas, assumindo configurações variadas.

Figura 3. Classificação de Henry

* O núcleo é um ponto localizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com