TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOENÇAS DO SÉCULO E SEGURANÇA AMBIENTAL NA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR

Pesquisas Acadêmicas: DOENÇAS DO SÉCULO E SEGURANÇA AMBIENTAL NA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  2.141 Palavras (9 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE

ENFERMAGEM

DAYANA BEZERRA CÉZAR

EZEQUIEL BEZERRA DE SOUZA

JEFFERSON MACEDO DA SILVA

KARLA FERNANDA CAMPOS

MARIA DE FÁTIMA ALVES

PETER SANDY BRELAZ

TAMARA BRAGA DA SILVA

DOENÇAS DO SÉCULO E SEGURANÇA AMBIENTAL NA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR

MANAUS

2013

DAYANA BEZERRA CÉZAR

EZEQUIEL BEZERRA DE SOUZA

JEFFERSON MACEDO DA SILVA

KARLA FERNANDA CAMPOS

MARIA DE FÁTIMA ALVES

PETER SANDY BRELAZ

TAMARA BRAGA DA SILVA

DOENÇAS DO SÉCULO E SEGURANÇA AMBIENTAL NA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR

MANAUS

2013

DOENÇAS DO SÉCULO E SEGURANÇA AMBIENTAL NA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR

1 INTRODUÇÃO

Há várias doenças que acometem a população neste século, doenças novas e doenças já conhecidas. Mas uma delas vem crescendo de uma maneira a qual já perdemos o controle, é o stress.

Devido a tantas mudanças ocasionadas no nosso cotidiano, as doenças vêm acompanhando esse ritmo, crescendo muitas vezes silenciosamente, sem perceptividade.

Mudanças desordenadas de impacto catastrófico vêm acontecendo diariamente, e em meio a elas as doenças oportunas crescer rapidamente levando muitas vezes o indivíduo a morte.

Este trabalho apresentará uma breve citação das doenças acometidas neste século e como podemos diminuir o nosso impacto ao meio ambiente com ações simples, porem de resultados positivos.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Mudam-se os tempos, mudam-se as doenças. Com a evolução, surgem novas doenças, que se adaptam ás novas realidades. No entanto, outras que julgávamos já inexistentes, reapareceram.

Atualmente vemos cada vez mais e com maior frequência surtos das mais variadas doenças, iniciando-se novas batalhas para travar.

Câncer, hepatite, estresse, depressão e obesidade. Essas e outras doenças já são consideradas como as pragas do século XXI.Hoje,médicos e especialistas do mundo inteiro discutem formas de combatê-las e também formas de fazer com que os seres humanos vivam de maneira mais saudável.

Há várias doenças que estão preocupando nesse século, alguma delas são: Diabetes, distúrbios alimentares, anorexia nervosa, bulimia, fobias, depressão e o vilão o stress.

2.1 Diabetes

O Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. A falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, o diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

2.1.1 Tipos

Diabetes tipo 1: causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a esse hormônio. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes.

Diabetes tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. O diabetes tipo 2 ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.

Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo - ou não - persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida.

2.1.2 Outros tipos de diabetes

São decorrentes de defeitos genéticos associados a outras doenças ou ao uso de medicamentos. Podem ser: defeitos genéticos da função da célula beta; defeitos genéticos na ação da insulina; doenças do pâncreas exócrino (pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cística etc.); defeitos induzidos por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticoides, betabloqueadores, contraceptivos etc.).

2.2 Distúrbio Alimentares

Os distúrbios alimentares são um conjunto de doenças, em que uma pessoa está tão preocupada com a comida e o seu peso que muita das vezes não consegue pensar noutra coisa. Os principais tipos de distúrbios alimentares são a anorexia nervosa, bulimia nervosa e compulsão alimentar.

Os distúrbios alimentares na adolescência aparecem frequentemente, mas também podem se desenvolver durante a infância ou mais tarde na vida.

Os distúrbios alimentares não diferem entre género, raça, classe ou idade. Eles podem afetar qualquer um. A maioria das pessoas com distúrbios alimentares são mulheres, mas os homens também começam a ter distúrbios alimentares.

Ao contrário do que se pensa um distúrbio alimentar não se baseia apenas em comida.Um distúrbio alimentar pode passar despercebido por um longo período de tempo, e geralmente quando é reconhecido quem sofre com a doença nega que tem problemas alimentares.

Estes distúrbios geralmente coexistem com outras doenças como a depressão o abuso de substâncias ou a ansiedade.

Os distúrbios alimentares podem causar graves problemas físicos e pode até ser fatal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com